Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção principal de futebol de cegos treina para Copa América

Equipe pentacampeã paralímpica participa de semana de preparação para o torneio continental, que será realizado em Córdoba, na Argentina, entre os dias 20 e 29 de outubro

Fábio Vasconcelos seleção de futebol de cegos Copa América de futebol de cegos seleção brasileira de futebol de cegos
Fábio Vasconcelos passa instruções durante treino da seleção de futebol de cegos (Ale Cabral/CPB)

A seleção de futebol de cegos principal do Brasil participa de uma semana de treinamentos até domingo (4) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A equipe se prepara para a Copa América da modalidade, que será disputada em Córdoba, na Argentina, entre os dias 20 e 29 de outubro. Enquanto isso, uma seleção com média de 19 anos de idade está representando o futebol pentacampeão paralímpico, fazendo bonito, no Grand Prix da França.

Fábio Vasconcelos, técnico da seleção principal de futebol de cegos afirmou ser sempre muito difícil jogar na Argentina. “Já disputei três competições lá, uma como goleiro e duas como técnico. O público torce muito. É uma torcida bem forte”, afirmou. Também comentou sobre quem vai jogar a Copa América “Já tenho uma ideia de quem vou convocar. Será um grupo experiente, com dois jogadores mais jovens. É bom lembrar que ainda não estamos classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A gente se classificou para o Mundial e Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, mas não para Paris”, disse.

Renovação

Neste ano, a seleção brasileira de futebol de cegos ganhou as três competições que disputou: Copa Tango, na Argentina, Desafio das Américas, em São Paulo, e Grand Prix Mundial, no México. “Nos outros anos, tínhamos duas competições, no máximo, em toda a temporada. Em 2022, o calendário está diferente e estamos conseguindo da rodagem a atletas jovens”, acrescentou Vasconcelos.. “Temos que saber fazer essa transição. Os atletas jovens têm assimilado bem e a ideia é não colocar muita pressão neles. As nossas expectativas estão sendo correspondidas. Renovação não é só colocar os novatos em grandes competições, sem nenhuma preparação. É fazer um trabalho de mescla.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia