8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Garotada goleia campeão europeu em casa no futebol de cegos

Brasil, jogando com equipe com média de 19 anos, derrota a França pela terceira rodada do Grand Prix de Schiltigheim. Resultado coloca a equipe perto da final do campeonato

Maicon futebol de cegos seleção brasileira de futebol de cegos Grand Prix da França de futebol de cegos França Brasil
Maicon marcou dois e já tem quatro no campeonato (divulgação/CBDV)

A jovem seleção brasileira de futebol de cegos teve um desafio e tanto pela frente no Grand Prix da França de futebol de cegos. Enfrentou os anfitriões, atuais campeões europeus, nesta terça-feira (30) e enfiou 4 a 1. O resultado deixou a equipe a um passo da final da competição. O próximo adversário, último na fase de classificação, será o Japão nesta quinta-feira (1º). São cinco times jogando em cinco rodadas e os dois primeiros decidem o título no sábado (3). O terceiro e o quarto disputam o bronze no mesmo dia.

O ala Maicon, o mais experiente do grupo, marcou duas vezes. Samir e Raynã também balançaram as redes. No fim da partida, o francês Fabrice Morgado descontou. No duelo que abriu a rodada, o Japão fez 3 a 0 na Romênia. “É um momento especial para a equipe sub-23. Estou muito feliz por representar esta camisa e conseguir os resultados contra fortíssimas seleções. Seguimos com muito foco, um confiando no outro, no objetivo que é ser campeão. Mas ainda não acabou, tem muita coisa para rolar”, disse o atacante do Brasil, 22 anos, que já soma quatro gols no campeonato.

futebol de cegos seleção brasileira de futebol de cegos Grand Prix da França de futebol de cegos França Brasil
(divulgação/CBDV)

Quase na decisão

A vitória sobre a França foi a segunda do Brasil, a outra foi por 3 a 1 sobre a Romênia. Na estreia, empate sem gols contra a Alemanha. Desta forma, soma sete pontos contra quatro do Japão, três da França, dois da Alemanha e zero da Romênia. Japoneses, franceses e alemães disputaram só duas partidas até agora. Na quarta rodada, quinta-feira (1°), além de Brasil e Japão, jogam França e Alemanha. Na quinta e última, na sexta-feira (2), tem Alemanha contra Romênia e França contra Japão.

Seleção de jovens

A equipe que está representando a seleção pentacampeã paralímpica na cidade de Schiltigheim é jovem. O grupo de dez atletas tem média de 19 anos de idade, treinados por Josinaldo Sousa, o Bamba, auxiliar técnico do time adulto do Brasil. Os goleiros são Gean Patrick (Apadevi/PB) e Paulo Ryan (Adesul/CE). Na linha, Alefe, Anael, Marco Antônio e Samir, os quatro da Apadv/SP, Carlinhos e Maicon Júnior, ambos da Apace/PB, Paulo Vitor, da Escema/MA, e Raynã, da Acelgo/GO.

“É uma oportunidade para essa molecada, um momento único para eles. E o Fábio (Vasconcelos, treinador da seleção adulta) já vem fazendo esse trabalho de formação há um bom tempo”, disse Bamba, antes do início do Grand Prix da França de futebol de cegos. Enquanto isso, a seleção principal do Brasil faz período de preparação no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com foco na Copa América da Argentina, em outubro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia