O futebol mundial percebeu um aumento considerável em interesse nos últimos anos, e o futebol feminino ganha cada vez mais espaço. Exemplo disso foi a recente vitória da equipe feminina da Inglaterra, trazendo ao país seu primeiro grande título esportivo desde 1966, a European Cup. A final contou com estádios e ruas lotadas para dar suporte e acompanhar a vitória das leoas inglesas. Saiba mais sobre as mulheres que dominam o futebol mundial.
Alexia Putellas, Espanha
Jogadora espanhola que se tornou o rosto do futebol feminino, tanto nas ruas da Espanha quanto no resto do mundo. Putellas é uma líder nata, carismática e ótima jogadora, umas das responsáveis por trazer Ballon d’Or e quebrar duas vezes o recorde de torcida para o Barcelona. Putellas foi eleita pela FIFA como melhor jogadora de futebol.
Marta, Brasil
Uma das 100 brasileiras mais influentes de todos os tempos, considerada por 6 vezes a melhor jogadora de futebol do mundo e embaixadora da boa vontade da ONU. Marta não é só um ícone do futebol brasileiro e mundial, ela é exemplo e figura chave em todo o futebol. Com impressionantes 116 gols pela seleção brasileira, é a maior artilheira do futebol nacional, superando nomes como Pelé, Romário, Neymar e todos os outros.
Eugénie Le Sommer, França
O futebol francês disparou nos últimos anos. Além de dominar o cenário europeu, os franceses também são os atuais campeões da copa do mundo, e as jogadoras franceses fazem parte deste sucesso. Atacante do Lyonnais e da seleção francesa, Le Sommer é reconhecida pela sua destreza com a bola e capacidade de facilmente superar as adversárias, suas jogadas costumam viralizar e atrair bastante atenção nas redes socias. Le Sommer também é a maior goleadora atual da equipe nacional francesa, com o total de 86 gols desde sua estreia em 2009.
Fran Kirby, Inglaterra
Uma das jogadoras responsáveis por quebrar a longa seca de vitórias da equipe inglesa. Kirby demonstra grande talento em seus jogos pelo Chelsea, chegando a vencer a liga doméstica. A jogadora apresentou problemas de fadiga e precisou usar um tanque de oxigênio em casa, mas as dificuldades não atrapalharam sua recuperação e atuação na vitória da European Cup.
Alex Morgan, EUA
Competidora tanto da copa do mundo quanto das olímpiadas pela equipe nacional dos Estados Unidos, Morgan é uma das mais experientes atacantes norte americanas. A experiência veio a tona após sua entrada na equipe californiana San Diego Wave, goleando 16 vezes em 15 partidas.
Considerações Finais
O futebol feminino demonstra o maior protagonismo já registrado em sua história. As jogadoras são um show de eficiência e resultados em campo nas principais cidades europeias que são amantes de futebol. Tal fenômeno promete maior incentivo para as mulheres entrarem em campo e lotarem estádios. E as mulheres citadas são alguns dos rostos dessa geração movimentando esta transição. A contínua ascensão do futebol feminino proporciona uma nova experiência para os fãs de futebol em todo o mundo.