Após ser campeã mundial sub-17 no final de outubro, a Coreia do Norte voltou a mostrar sua força nas categorias de base do futebol feminino. Neste sábado, a seleção do país derrotou a França por 3 a 1, de virada, na final do Mundial Sub-20 e conquistou também o título da categoria, em Port Moresby, na Papua Nova Guiné.
+ VEJA OS MELHORES MOMENTOS DE COREIA DO NORTE 3 X 1 FRANÇA
Foi segundo título do Mundial Sub-20 conquistado pela Coreia do Norte. O primeiro foi em 2006. Com duas conquistas, as norte-coreanas estão atrás apenas de Alemanha e Estados Unidos, que levantaram a taça três vezes.
Mas não foi fácil levantar o troféu desta vez. Com apenas 17 minutos de jogo, a França saiu na frente do placar. A goleira Kim Myong Sun deu rebote no chute de Maelle Garbino e Grace Geyoro se aproveitou para mandar para a rede.
O empate das norte-coreanas, no entanto, não demorou. Aos 30 minutos, Wi Jong Sim completou para o gol o cruzamento de Kim Phyong Hwa e deixou tudo igual.
No começo do segundo tempo, Kim Phyong Hwa acertou a trave aos oito, mas dois minutos depois marcou o gol que colocou a Coreia do Norte na frente do placar.
Depois de levar a virada, a França bem que tentou reagir, mas não conseguiu empatar o jogo e acabou tomando, de pênalti, o terceiro gol aos 42 do segundo tempo, marcado por So Yon Jo.
Na preliminar da decisão, o Japão ficou com o terceiro lugar do Mundial Sub-20 ao derrotar os Estados Unidos por 1 a 0 na decisão do bronze com um gol marcado por Mami Ueno aos 42 minutos do segundo tempo.
+ VEJA OS MELHORES MOMENTOS DE JAPÃO 1 X 0 ESTADOS UNIDOS
Autora do gol do Japão na disputa pelo terceiro lugar, Mami Ueno foi a artilheira do Mundial Sub-20 ao lado da brasileira Gabi Nunes e da sueca Stina Blackstenius com cinco gols marcados.