A primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20 terminou no último sábado (14), e teve a definição das últimas vagas para a etapa seguinte do torneio. O grande destaque até aqui foi a equipe do São Paulo, única a se classificar com 100% de aproveitamento nos seis jogos disputados.
Dono do melhor ataque da primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol feminino Sub-20, com 43 gols marcados, o São Paulo tem as duas artilheiras da competição até o momento: Isa e Eduarda que marcaram seis gols cada e ajudaram o tricolor a passar em primeiro lugar no Grupo A, com a melhor campanha do torneio no geral.
Mas o destaque da equipe são-paulina não foi só o ataque. A defesa também teve muita eficiência e fechou a primeira fase com apenas um gol sofrido, no duelo contra o Atlético Goianiense.
+ Com gol aos 50, Santos vira sobre o São Paulo no Brasileirão
Confira agora outros destaques da 1ª fase do Brasileirão feminino Sub-20
Passaram de fase os seis campeões de cada grupo e os dois melhores segundos colocados no geral.
Grupo A – Minas Brasília (DF)
Além do São Paulo, quem também passou de fase no Grupo A foi o Minas Brasília. O clube do Distrito Federal teve a segunda melhor campanha entre os todos segundos colocados de cada grupo (ficou empatado na quantidade de pontos com o Fluminense, mas o superou com uma vitória a mais).
O Minas Brasília obteve quatro vitórias e duas derrotas (ambas contra o São Paulo) na primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20. A artilheira do time na competição é Leticia, com cinco gols.
Classificação do Grupo A
São Paulo – 18 pontos
Minas Brasília – 12 pontos
Atlético Goianiense – 4 pontos
Cuiabá – 1 ponto
Grupo B – Corinthians (SP)
O ‘Timão’ segue sendo uma das equipes que mais se destacam no futebol feminino. E não foi diferente na primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20. A equipe paulista terminou invicta a primeira fase, vencendo quatro jogos e empatando dois (ambos contra o Kindermann-SC)
Apesar de não ter se destacado tanto no setor ofensivo, o Corinthians encerrou a primeira fase sem sofrer gols. A artilheira da equipe até o momento é Ellen, com dois tentos marcados.
Classificação do Grupo B
Corinthians – 14 pontos
Kindermann – 9 pontos
Juventude – 6 pontos
Botafogo PB – 3 pontos
Grupo C – Ferroviária (SP)
Outra potência do futebol feminino nacional, a Ferroviária terminou a primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20 com cinco vitórias e um empate (contra o Fortaleza), somando 16 pontos ao todo.
Rhaissa Oliveira, Natalia e Raissa Lima dividem a artilharia na equipe da Ferroviária. Cada jogadora marcou dois gols até o momento.
Classificação do Grupo C
Ferroviária – 16 pontos
Atlético Mineiro – 9 pontos
Fortaleza – 7 pontos
Vasco da Gama – 1 ponto
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Grupo D – Grêmio (RS) e Internacional (RS)
A dupla Gre-Nal avançou à segunda fase do Brasileirão feminino Sub-20. O Grêmio ficou com o primeiro lugar no Grupo D, ao conquistar cinco vitórias e um empate. Já seu rival, o Internacional, passou de fase como o melhor segundo colocado no geral, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota).
Tanto o Grêmio, como o Inter se destacaram no setor ofensivo e contam com algumas das atletas que mais fizeram gols no torneio até então. O lado tricolor tem Luany como artilheira, com cinco gols. Já o time colorado tem Kamile e Milena, cada uma com cinco tentos anotados.
Classificação do Grupo D
Grêmio – 16 pontos
Internacional – 13 pontos
América FC – 6 pontos
Coritiba – 0 ponto
Grupo E – Flamengo
O rubro-negro carioca foi o melhor time do Grupo E e passou de fase ao somar 14 pontos. Foram quatro vitórias e dois empates (ambos no clássico contra o Fluminense).
O Flamengo tem como artilheira Maria Peck, com cinco gols. Inclusive, o time carioca teve um dos melhores ataques da primeira fase, com 24 gols marcados. Na defesa o rubro-negro também foi bem, sendo um dos dois times a passar de fase sem ser vazado.
Já o Fluminense lutou até o final pela última vaga para a próxima fase do Brasileirão feminino Sub-20 (oriunda da disputa entre todos os segundos colocados de todos os grupos).
Mas o tricolor carioca foi prejudicado pelo empate com o Flamengo na última rodada, que o deixou em desvantagem em relação ao Minas Brasília, que teve um triunfo a mais.
Classificação do Grupo E
Flamengo – 14 pontos
Fluminense – 12 pontos
Cresspom – 7 pontos
Goiás – 0 ponto
Grupo F – Santos
Único campeão de grupo a passar de fase sem estar invicto, o Santos avançou à segunda fase do Brasileirão feminino Sub-20 com 13 pontos, campanha igual a do Internacional, por exemplo, classificado como o melhor segundo colocado dos grupos.
Isa Viana foi a destaque da equipe do Santos, com quatro gols marcados. O ‘Peixe’ ganhou quatro partidas, empatou uma (contra o Botafogo do Rio de Janeiro) e perdeu uma diante o Esmac Ananindeua, do Pará.
Classificação do Grupo F
Santos – 13 pontos
Botafogo RJ – 9 pontos
Esmac Ananindeua – 6 pontos
Ceará – 3 pontos
A próxima fase do Campeonato Brasileiro de futebol feminino Sub-20 começa no dia 23 de maio. Serão dois grupos com quatro equipes. Cada time disputará três partidas nesta fase. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.