O Brasil fechou com chave de ouro sua participação no Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino. Campeã com antecedência, a seleção comandada por Jonas Urias venceu a Venezuela por 1 a 0 na noite deste domingo (24) e encerrou sua campanha na competição de forma invicta, com sete vitórias em oito jogos. Yaya foi a autora do gol único da última partida, anotado ainda no começo do duelo.
A seleção brasileira já havia conquistado o título do Sul-Americano sub-20 desde a última rodada, após vitória sobre o Uruguai por 1 a 0 e a derrota da Venezuela sobre a Colômbia. Com seis pontos, o Brasil era líder do quadrangular final, restando apenas uma rodada para o fim. Como o primeiro critério de desempate da competição é o confronto direto, o Brasil foi campeão, já que Uruguai e Colômbia possuíam três pontos e a Venezuela, zero.
+ Palmeiras goleia e abre frente na liderança do Brasileirão feminino
Assim, o Brasil entrou em campo neste domingo já com seu nono título do Sul-Americano sub-20 de futebol feminino assegurado, no famoso “jogo da faixa”. E para comemorar, mais uma vez ganhou. Considerando o retrospecto nesta edição, realizada no Chile, o time venceu os sete jogos que fez, anotou 22 gols e não sofreu nenhum. Das 22 jogadoras convocadas para o torneio, 13 marcaram gol.
Agora é oficial: Garantimos o 100% de aproveitamento no Campeonato Sul-Americano Sub-20! 🇧🇷
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) April 25, 2022
Pode soltar o grito de campeãs! Que campanha, meninas! Parabéns! pic.twitter.com/7GF29O6Fwe
No duelo contra a Venezuela, a partida não foi uma das mais consistentes da seleção brasileira. Apesar de entrar em campo com a equipe que já vinha atuando como titular nas últimas partidas, o Brasil sofreu com muitos contra-ataques da Venezuela, em especial na segunda etapa, e a goleira Barbieri precisou trabalhar. No entanto, conseguiu se segurar e levou mais uma vitória.
Além do título invicto, o Brasil garantiu vaga na Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino, que acontecerá na Costa Rica, em agosto. Além da equipe verde e amarela, a Colômbia também se classificou, após ficar em segundo lugar no quadrangular final do Sul-Americano. No duelo que valia a vaga, neste domingo, as Cafeteras derrotaram o Uruguai por 3 a 0.
Como foi o jogo
Intenso, o Brasil abriu o placar logo aos 2 minutos. Em escanteio cobrado por Ana Clara, Tarciane desviou e a goleira espalmou. No rebate, Yaya empurrou para o fundo do gol. Assim como todos os jogos anteriores, o Brasil seguiu dominando as ações do duelo mesmo tendo a vantagem. Em cobrança de falta, Lauren acertou a trave venezuelana, aos 11 minutos.
Após um início movimentado, o jogo ficou morno na metade da etapa inicial. A Venezuela se soltou e até avançou mais ao ataque, apesar de não ter oferecido perigo real ao gol de Barbieri. Na reta final do primeiro tempo, o Brasil voltou a atacar mais e teve boas oportunidades para ampliar o marcador, em especial com uma bola de Mileninha que obrigou a goleira a fazer boa defesa.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já na segunda etapa, a equipe de Jonas Urias perdeu um pouco o poder de criação. A Venezuela melhorou e saiu mais para o jogo, conseguindo oferecer perigo em contra-ataques rápidos. A melhor chance do Brasil aconteceu ainda no começo da etapa, em uma finalização na trave de Yaya.
Já a Venezuela ficou muito perto de empatar aos 27 minutos. Numa roubada de bola na linha de fundo, a bola chegou na área e o ataque venezuelano finalizou três vezes, sempre com a zaga brasileira salvando dentro da pequena área. Depois, a Venezuela tentou uma as últimas investidas nos minutos finais, mas não conseguiu o empate.