O Brasil começou com vitória o quadrangular final do Sul-Americano Sub-17 de futebol feminino. A seleção derrotou o Chile por 8 a 0 no início da noite deste domingo (13) no Estádio Charrúa, em Montevidéu, Uruguai. Com isso, supera a maior goleada do campeonato até aqui, chega a cinco vitórias em cinco jogos com 29 gols marcados, nenhum sofrido e ainda tem a artilheira da competição, Jhonson.
Cada seleção faz três jogos no quadrangular final do Sul-Americano Sub-17 de futebol feminino. Quem somar mais pontos fica com a taça e as três melhores carimbam passaporte para o Mundial. Vale lembrar que a seleção hoje comandada por Simone Jatobá é a atual campeã do torneio, levou em 2018, e busca a quarta taça, já que ganhou também em 2010 e 2012. A edição de 2020 do continental não foi realizada por conta da pandemia de coronavírus.
FIM DE JOGO! GRANDE VITÓRIA! 💚💛
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) March 13, 2022
Começamos o quadrangular final da melhor forma possível! Partida incrível da nossa #SeleçãoFeminina Sub-17! 🇧🇷
Nosso próximo desafio será contra o Paraguai, na quarta-feira, às 18h30! pic.twitter.com/GuCKdRKgjR
Paraguai e Colômbia
-Tabela de classificação, resultados e próximos jogos
O Brasil joga mais duas ainda, contra o Paraguai, na quarta (16), e a Colômbia no sábado (19). A seleção já enfrentou as paraguaias na primeira fase e enfiou 5 a 0. A Colômbia, assim como o Chile, era do outro grupo e, portanto, ainda não encarou as brasileiras. As colombianas tiveram uma campanha com quatro vitórias em quatro jogos, ficando atrás do Brasil apenas no saldo de gols. A expectativa, portanto, é que Brasil e Colômbia decidam a taça no sábado.
Dois de Jhonson
Para a surpresa de zero pessoas o Brasil começou em cima e logo balançou as redes chilenas. Duas vezes nos primeiros cinco minutos, sendo o primeiro de Jhonson aos 3min. A goleira Martina Salazar bobeou justamente na frente a artilheira do campeonato, que tomou a bola dela e marcou o oitavo no Sul-Americano Sub-17. Praticamente no lance seguinte, aos 5min, Aline arrancou pela esquerda, cortou pro meio na entrada da área e bateu firme para fazer o segundo. Apesar da vantagem, o Brasil seguiu dominando e chegando com facilidade.
O terceiro, e 25º da seleção de futebol feminino em todo o torneio, foi feito quando o Chile tentava jogar um pouco. Marcava no ataque e buscava levar perigo com triangulações ou levantamentos na área. Porém, aos 30min, Ana Julia ficou com uma sobra e colocou no canto direito da arqueira Salazar. O quarto e o quinto saíram na reta final do primeiro tempo. Primeiro com Carol aos 41min mandando um chutaço de fora da área. Um golaço. Aos 44min, Jhonson marcou o nono dela na competição, o quinto do Brasil no jogo. Só escorou mais um cruzamento de Dudinha e foi substituída no intervalo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mais dois
Com a vitória mais do que garantida, Simone Jatobá fez alterações na seleção, que perdeu um pouco a intensidade. Ainda assim, marcou mais três gols. Dudinha fez o sexo aproveitando um cruzamento da direita. Ela dominou sozinha na área, sem ser incomodada, e bateu no canto baixo direito do gol. O sétimo também veio da direita, com Aline. Ela passou pela defensora e colocou no pé de Rebeca, que só teve o trabalho de escorar para as redes. Dali em diante, o Brasil tirou o pé e só esperou o tempo passar para fechar a vitória, não sem antes confirmar a maior goleada do campeonato com o oitavo, de Aline, aos 41min.