Pela primeira rodada do grupo B da Libertadores feminina de futebol de 2021, o Avaí/Kindermann estreou com vitória. Na noite desta quarta-feira (3), o time paranaense superou o Yaracuyanos por 4 a 0. O destaque do duelo foi o bom jogo coletivo da equipe brasileira. Os gols foram marcador por Caty, Patricia, Lelê e Cassia.
🇻🇪⚽🇧🇷 Goleada do @AvaiKindermann! Os lances da vitória brasileira por 4-0 sobre o @FCYaracuyanos pelo Grupo B da CONMEBOL #LibertadoresFEM.@FutbolSantander #AGlóriaÉDelas pic.twitter.com/sodJo9J35z
— CONMEBOL Libertadores Femenina (@LibertadoresFEM) November 4, 2021
O jogo
Nos primeiros minutos de jogo, o Yaracuyanos começou ocupando o campo de ataque e, com base na bola parada, incomodando a defesa brasileira e a goleira Barbara. Contudo, o bom momento durou pouco e não demorou para o Avaí/Kindermann assumir o controle do duelo. Desta forma, a equipe do sul do país tomou conta do confronto e abriu o placar.
Aos 15 minutos, após jogada pela esquerda, Caty recebeu na área, dominou e finalizou forte no alto para abrir o placar. Mesmo com a vantagem no macardo, o Avaí não diminuiu o ritmo e dobrou a vantagem. Aos 22, depois de um lançamento longo, Patricia ganhou na corrida da marcação e tocou na saída da goleira para fazer o 2 a 0.
Com o 2 a 0, o time catarinense diminuiu um pouco o ritmo, mas, mesmo assim, foi quem teve as melhores chances de gol. Já na reta final, a atacante Lelê obrigou a goleira do time venezuelano a uma boa defesa com os pés e o duelo foi para o intervalo com vitória parcial em 2 a 0.
Segundo tempo de jogo
Na segunda etapa, o Yaracuyanos buscou mais o jogo e incomodou um pouco nso primeiros 15 minutos de jogo, com a goleira Barbara tendo que sair para cortar um lançamento em uma oportunidade. Depois desse início, o Avaí/Kindermann cresceu e marcou o terceiro.
Depois de boa jogada individual na esquerda de Caty, o cruzamento foi feito rasteiro e Lelê apareceu na segunda trave, dominou e finalizou duas vezes para fazer o 3 a 0. Após o terceiro gol brasileiro, o ritmo do jogo caiu e as equipes passaram a trocar passes sem conseguir levar perigo ao gol adversário.
Na parte final do jogo, quando parecia que o duelo acabaria em 3 a 0, o Avaí/Kindermann conseguiu o quarto gol. Após saída rápida para o ataque, Cassia recebeu na ponta direita, carregou e finalizou rasteiro para marcar o quarto gol e fechar o placar.
A disputa
A competição será realizada no Paraguai da primeira fase até a decisão do terceiro lugar, entre os dias 3 e 18 de novembro. A grande decisão será no dia 21, no Parque Central, em Montevidéu. Além da final da Libertadores Feminina, a capital uruguaia receberá também as decisões da CONMEBOL Sul-Americana e da Taça Libertadores da América.
O Brasil é, ao lado do Paraguai, o país com mais representantes na competição. Os dois finalistas do Brasileirão Feminino Neoenergia em 2020, Avaí Kindermann e Corinthians, se juntam à Ferroviária, atual campeã da Libertadores Feminina. O futebol brasileiro tem domínio absoluto no retrospecto da competição. Em 12 edições, nove títulos ficaram com equipes do Brasil.
Os 16 times foram separados em quatro grupos, com quatro equipes cada. Ao fim da primeira fase, disputada em turno único no Paraguai, os dois melhores de cada grupo avançam para a as quartas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Grupo B – Libertadores Feminina
Cerro Porteño (PAR)
Santiago Morning (CHI)
Yaracuyanos (VEN)
Avaí Kindermann
Local: Estádio Arsênio Enrico
1ª rodada – 3 de novembro
17h30 – Cerro Porteño x Santiago Morning
19h45 – Yaracuyanos x Avaí Kindermann
2ª rodada – 6 de novembro
17h30 – Cerro Porteño x Yaracuyanos
19h45 – Santiago Morning x Avaí Kindermann
3ª rodada – 9 de novembro
17h30 – Avaí Kindermann x Cerro Porteño
19h45 – Santiago Morning x Yaracuyanos