A Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futebol para Cegos) venceu a Apace-PB (Associação Paraibana de Cegos) por 3 a 1, de virada, e conquistou o pentacampeonato do Campeonato Brasileiro de futebol de 5, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ricardinho, duas vezes, e o Nonato, ambos campeões paralímpicos em Tóquio-2020, marcaram pela Agafuc.
Fundada em 2010, a Agafuc-RS havia ganhado sua primeira taça do Nacional em 2015, um ano após ter sido vice, e dominou o torneio nas três últimas edições (2019, 2018 e 2017). Esta foi a sexta final de sua história.
O destaque do jogo foi o ala Ricardinho, eleito o melhor do mundo da modalidade duas vezes (2018 e 2014) e autor de dois gols na decisão diante da equipe paraibana, que abriu o placar com Maicon Júnior mas levou a virada ainda no primeiro tempo da partida.
O outro gol do clube gaúcho foi marcado por Nonato, autor também do gol que valeu a medalha de ouro da Seleção Brasileira de futebol de 5 na vitória por 1 a 0 na final diante da Argentina nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em setembro.
“O pessoal colocava a gente como favorito, já que a gente já vinha ganhando há um bom tempo. Mas as equipes estão se reforçando, a Apace é um grande time, foi um jogo muito bem jogado, foi bonito para quem assistiu. O nosso Campeonato Brasileiro está muito forte e isso é bom para a nossa modalidade”, afirmou Ricardinho.
Hoje eu me despeço de vocês com esse vídeo dos segundos finais da decisão e a festa da Agafuc!
— CBDV (@cbdvoficial) October 31, 2021
Muito obrigado por terem acompanhado o torneio comigo! Até a próxima, pessoal! 👏 pic.twitter.com/ICNQ0KSCu3
+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
Os craques
Ricardinho e Nonato foram dois dos atletas medalhistas de ouro nos Jogos de Tóquio que participaram da final do principal torneio interclubes da modalidade. A Agafuc-RS contou com quatro campeões paralímpicos –Luan, Tiago Paraná, Nonato e Ricardinho–, enquanto a Apace-PB com um, Jardiel, que foi o artilheiro da competição, com nove gols marcados.
“A gente sabia que a final não ia ser fácil, o jogo foi muito corrido. Do mesmo jeito que tínhamos jogadores da Seleção Brasileira, eles também tinham. A base deles também era muito boa. No final, deu certo para a gente”, completou Tiago Paraná.
A Agafuc-RS teve uma campanha com 100% de aproveitamento em toda a competição. Na fase de grupos, bateram Uniace-DF (1 a 0), Ismac-MS (5 a 0) e Apadevi-PB (3 a 0). Já nas quartas de final, fizeram 2 a 0 na Apadv-SP, enquanto nas semis, venceram o Cedemac-MA também por 2 a 0.
“Só tenho a agradecer aos atletas e à administração da Agafuc, que faz um trabalho diferenciado. Para mim, fica um pouco mais fácil ter esses atletas da Seleção Brasileira [no time]. Eu sou apenas um condutor desse trabalho”, finalizou o técnico Rafael Astrada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Principais Campeões
O futebol de 5 já teve 32 edições com caráter de Campeonato Brasileiro – esta será a décima administrada pela CBDV. O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) é o maior campeão, com sete taças: 2016, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010 e 2009. A Adevibel-MG e, agora a Agafuc-RS, tem cinco conquistas, seguidas pela Apace-PB, com quatro.