Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Nonato faz dois e Brasil vence o China na estreia do futebol de cinco

Com dois de Nonato e um de Cassio, Brasil superou a China por 3 a 0 na primeira rodada do futebol de cinco na Paralimpíada de Tóquio

Brasil x China - Futebol de cinco - Jogos Paralímpicos
Foto: Ale Cabral/ CPB.

A única seleção campeã paralímpica na história venceu! No começo de sua trajetória nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil contou com dois gols de Nonato e um de Cassio para vencer a China por 3 a 0, na noite deste sábado (28). Após um começo de jogo nervoso e faltoso, por parte dos chineses, o volume brasileiro apareceu e o triunfo apareceu com tranquilidade.

+ Confira o Guia Paralímpicos do OTD!

O jogo

No primeiro tempo de jogo o Brasil mostrou porque é o tetracampeão paralímpico. Ditando o ritmo e tendo a posse da bola, a seleção brasileira dominou do início ao fim. Buscando as escapadas para o ataque na bola longa para o seu único jogador no ataque, a China não levou perigo para o gol do time brasileiro em nenhum momento. Desta forma, os brasileiros seguiram amassando os adversários no campo de defesa em busca do gol.

Se preocupando mais em marcar do que em jogar, os chineses abusaram das faltas, passaram o limite de cinco e em uma delas, já em um tiro livre sem barreira, o Brasil abriu o placar. Nos minutos finais da primeira etapa, Nonato acertou um bonito chute para abrir o placar e levar a vantagem para o intervalo.

Seleção Brasileira de futebol de cinco
Fotos Wander Roberto /CPB @wander_imagem

No segundo tempo de jogo, o Brasil seguiu em cima dos chineses e não demorou para fazer o 2 a 0. Após o goleiro chinês ter saído da área demilitada, a seleção brasileira teve o pênalti marcado e Cássio aproveitou para fazer o 2 a 0. Depois de ter dobrado a vantagem, os brasileiros diminuíram um pouco o ritmo e passaram a controlar as ações, até conseguir o terceiro gol.

Após uma cobrança de escanteio, Nonato apareceu na área e de carrinho empurou para o gol e fez o 3 a 0 para a seleção brasileira. Nos minutos finais, bastou para os brasileiros controlarem a partida para confirmar a vitória na estreia.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

A competição

A Seleção Brasileira enfrenta também na primeira fase Japão e França. Na outra chave, estão ArgentinaEspanhaMarrocos e Tailândia. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

“A expectativa está lá em cima. A gente está ansioso para começar a competição, sentir o clima de Paralimpíada. Temos uma equipe muito experiente que sabe lidar com a pressão”, garante o goleiro Luan, que participa de sua segunda Paralimpíada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Um fator que preocupa o elenco é o calor em Tóquio. No horário local, os jogos do Brasil serão sempre às 11h30, quando o sol castiga. “É algo que vai dificultar bastante, mas estamos nos adaptando”, diz Jefinho. Além de alguns treinos na quadra do evento, a equipe passou por período de aclimatação em Hamamatsu justamente para se adaptar ao fuso e clima locais.

Mais em Paralimpíada Todo Dia