A seleção brasileira olímpica de futebol divulgou nesta sexta-feira (2) a lista final com 22 atletas para Tóquio. O técnico André Jardine realizou três alterações na convocação anunciada anteriormente, além de ter adicionado mais quatro nomes na lista para se adequar à mudança imposta pela Fifa, que ampliou o limite de 18 para 22 atletas para os Jogos Olímpicos.
Os atacantes Richarlison (Everton), Martinelli (Arsenal) e o volante Douglas Augusto (Paok) passam a integrar a lista após Pedro (Flamengo), Malcom (Zenit) e Gerson (Olympique de Marseille) não conseguir as liberações de suas respectivas equipes para a disputa do torneio. Vale dizer que os Jogos Olímpicos não é uma data Fifa, o que faz com que a liberação dos convocados não seja uma ação obrigatória por parte dos clubes.
+ Artilheiro da seleção olímpica, Matheus Cunha destaca sonho de fazer história
Além da troca tripla, o técnico André Jardine convocou mais quatro atletas para o torneio: o goleiro Lucão (Vasco da Gama), o meia Reinier (Borussia Dortmund), o zagueiro Bruno Fuchs (CSKA) e o lateral Abner (Athletico-PR) completam a lista de convocados. A liberação dos quatro novos jogadores foi possibilitada pela Fifa após um pedido por parte das seleções participantes do evento.
Até o momento, cinco atletas já se apresentaram em São Paulo, onde a seleção olímpica faz a primeira parte de sua preparação final para Tóquio. Para os próximos dias, a expectativa é de que o grupo da seleção olímpica vá crescendo e trabalhando em São Paulo até o próximo dia 9, quando embarca para o Catar para finalizar período de preparação visando Tóquio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK
Neste primeiro momento, os atletas que atuam na Europa serão os primeiros a se apresentar. As exceções é o meia Bruno Guimarães, que irá iniciar a pré-temporada com seus clubes no velho continente e se juntará ao grupo depois do dia 10. Os jogadores que atuam no futebol brasileiro só se juntarão ao grupo no dia 8 de julho. A estreia da seleção olímpica está marcada para o dia 22 de julho, diante da Alemanha.
Confira a lista final da seleção olímpica para Tóquio:
GOLEIROS
- Santos* (Athletico-PR)
- Brenno (Grêmio)
- Lucão (Vasco)
LATERAIS
- Daniel Alves* (São Paulo)
- Gabriel Menino (Palmeiras)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Abner (Athletico)
ZAGUEIROS
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Nino (Fluminense)
- Diego Carlos* (Sevilla)
- Bruno Fuchs (CSKA)
MEIAS
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- Bruno Guimarães (Lyon)
- Douglas Augusto (PAOK)
- Claudinho (Red Bull Bragantino)
- Matheus Henrique (Grêmio)
- Reinier (Borussia Dortmund)
ATACANTES
- Matheus Cunha (Hertha Berlim)
- Martinelli (Arsenal)
- Antony (Ajax)
- Paulinho (Bayer Leverkusen)
- Richarlison (Everton)