8 5
Siga o OTD

Futebol

Empate não alivia sufoco de Bahia e São José no Brasileiro de futebol feminino

Resultado de 1 a 1, na Bahia, ficou pior para o time da casa, que segue sem vencer e permanece na zona de rebaixamento; Meninas da Águia também estão ameaçadas pelo Z4

Bahia e São José ficaram no 1 a 1 na tarde deste domingo (16), em duelo disputado no estádio Pituaçu, em Salvador, válido pela sequência da oitava rodada do Brasileiro de futebol feminino. O resultado não alivia a ameaça de rebaixamento de ambas as equipes, mas foi pior para o Tricolor de Aço, que segue sem vitórias na penúltima colocação. As Meninas da Águia estão um pouco melhor, mas ainda próximas do Z4. Baiana, contra, abriu o placar para as anfitriãs e Verônica empatou.

O ponto conquistado levou o Bahia a quatro na 15ª colocação. Tem um a mais que o Napoli, o lanterna, porém com um jogo a mais. Ambos são os únicos times que ainda não venceram no Brasileiro de futebol feminino. O São José foi a oito e passa a ocupar a 11ª posição. Superou o Avaí-Kindermann, que tem sete, mas ainda joga na rodada. Os quatro piores caem para a Série A-2 do ano que vem.

+ Confira a tabela da competição

Tanto Bahia quanto São José têm pedreiras pela frente na próxima rodada. O Bahia vai a São Paulo pegar o Palmeiras, que entrou na rodada na liderança do Brasileiro de futebol feminino. O duelo será na Academia de Futebol no domingo (23), às 15h. No mesmo horário, mas um dia antes, o São José estará na Baixada Santista para enfrentar o Santos na Vila Belmiro.

Um pra cada lado

Os primeiros dez minutos foram de muita marcação e dificuldade de armação de jogadas. As duas equipes tentavam sair tocando de trás, porém sem conseguir chegar ao ataque em condições de ameaçar as metas adversárias. O Bahia ia melhor, conseguia ocupar mais o campo do São José. Aos 17min, foi o time paulista que assustou. Em uma cobrança ensaiada de falta, da entrada da área, Bruna Ramos bateu por cima, assustando a goleira Ana Bia. No minuto seguinte, Fernanda Tipa bateu outra falta, desta vez da esquerda, quase na linha lateral. Ana Bia subiu e colocou para escanteio.

O primeiro gol do jogo saiu aos 20min e foi das donas da casa. Luana lançou Ellen pela esquerda do ataque, ela invadiu a área, cruzou rasteiro e a zagueira Baiana acabou colocando contra as próprias redes. O São José já estava melhor em campo quando tomou o gol e seguiu assim. Aos 27min, Sissi meteu um bolão para Evellyn na direita, ela cruzou na cabeça de Giovânia, que testou para boa defesa de Ana Bia. No escanteio Tipa colocou mais uma na cabeça de Giovânia, mas a conclusão saiu por cima da meta baiana.

O empate chegou ainda no primeiro tempo, aos 39min, em um erro de saída de bola do Bahia. Verônica ficou com ela, cortou a zaga e encobriu Ana Bia. A goleira ainda tocou nela, mas a bola morreu no fundo das redes. Dois minutos depois quase veio a virada em uma cobrança de escanteio pela esquerda. A bola ficou pipocando na área, até que a zaga conseguiu afastar. Aos 45min quase o São José devolveu o presente numa entregada de saída de bola. Gabi Itacaré finalizou e Jéssica salvou a lavoura.

Segundo tempo

O São José manteve-se melhor em campo na volta dos vestiários e dominou o Bahia nos primeiros 15 minutos sem, entretanto, conseguir chegar com perigo ao gol. Aos 13min, Fernanda Tipa achou Giovânia na área e ela finalizou em cima da zaga. O Bahia respondeu ao 19min em dois escanteios cobrados por Fabi pela esquerda. No primeiro, Fabíola ficou com a sobra, bateu e Jéssica colocou para a linha de fundo. No seguinte, a goleira subiu pressionada e tirou o perigo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK

O time da casa quase surpreendeu aos 26min. Fabi Ramos surgiu livre na área, recebeu o passe açucarado e tocou cruzado, porém a bola beijou o pé da trave esquerda de Jéssica. A sobra ficou para Geisi, ela cortou pro fundo e levantou na cara do gol, mas a goleira conseguiu ficar com ela. O Bahia cresceu e aos 30min Itacaré chegou com força pela esqueda, na área, tocou para trás, mas ninguém apareceu para arrematar. Dali em diante, poucas chances para tirar a igualdade do placar até o apito final.

Mais em Futebol