Comandante da seleção olímpica masculina do Brasil, o técnico André Jardine convocou nesta sexta-feira (14) 23 jogadores para a Data Fifa, marcada para entre os dias 31 de maio a 8 de junho, que será a última data de preparação para a equipe antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, previsto para começar em 23 de julho.
Nesse período, a seleção brasileira deverá realizar amistosos para incrementar a sua preparação. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou qual será a programação do grupo neste último período preparatório.
+ Antônio Tenório e Ana Marcela puxam fila de vacinação dos atletas para Tóquio
A lista do treinador contou com nomes de destaque do futebol brasileiro, como o meia Claudinho, do RB Bragantino, e a dupla do Flamengo formada pelo meio-campista Gerson e o atacante Pedro. O trio fará parte da seleção brasileira olímpica pela primeira vez desde o início do ciclo rumo ao bi olímpico em Tóquio.
“Ficou uma janela bastante grande desde o fim do pré-olímpico até as Olimpíadas. Essa janela maior faz com que a convocação seja voltada mais ao desempenho desses jogadores em seus clubes e não só com o apresentado pela seleção anteriormente. A gente tenta ser assertivo quanto ao merecimento desses convocados por conta do desempenho desses jogadores em seus clubes”, avaliou André Jardine.
Vale lembrar que a seleção olímpica do Brasil conheceu no último mês os seus primeiros adversários pela corrida pela nova medalha de ouro olímpica: Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita formam ao lado da seleção verde amarela o grupo D dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Vale ressaltar ainda que apesar da convocação desta sexta de André Jardine contar com 23 nomes, a lista final para os Jogos Olímpicos de Tóquio poderá contar com apenas 18 atletas. Dentre eles, o treinador poderá contar com três jogadores que ultrapassam o limite de 24 anos de idade – inicialmente a idade dos jogadores não poderia ultrapassar os 24 anos, porém o adiamento do evento fez com que o Comitê Olímpico Internacional alterasse essa idade limite.
Veja a lista completa:
- Goleiros: Cleiton (RB Bragantino), Breno (Grêmio), Gabriel Brazão (Real Oviedo)
- Laterais: Gabriel Menino (Palmeiras) e Emerson (Real Betis), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Abner (Athletico-PR)
- Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Luiz Felipe (Lazio), Nino (Fluminense), Ibañez (Roma)
- Meias: Bruno Guimarães (Lyon), Matheus Henrique (Grêmio), Renier (Borussia Dortmund), Liziero (São Paulo), Gerson (Flamengo) e Claudinho (RB Bragantino)
- Atacantes: Antony (Ajax), Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Evanílson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Rodrygo (Real Madrid)