Pela primeira vez em sete anos, a Champions League de futebol feminino terá um novo campeão. Nesse domingo (18), o Paris Saint Germain, da brasileira Formiga, virou fora de casa para cima do Lyon, venceu por 2 a 1 e se classificou para a semifinal da competição.
Na partida de ida em Paris, o Lyon havia vencido por 1 a 0, com um pênalti polêmico cometido por Formiga. Hoje, o Paris Saint Germain não se acuou com um gol sofrido logo aos quatro minutos do primeiro tempo, foi para cima das donas da casa e foi superior nos 90 minutos.
Formiga começou de titular no meio-campo, mas foi substituída aos 25 minutos do segundo tempo. A brasileira Luana não participou da partida devido a uma contusão no joelho sofria às vésperas da partida de ida contra o Lyon.
O placar agregado da decisão ficou em 2 a 2, mas por ter marcado dois gols fora de casa, o Paris Saint Germain avança à semifinal da Champions. O adversário será o Barcelona. A partida de ida já ocorre na próxima semana. Na outra semifinal, o Chelsea enfrentará o Bayern de Munique.
Du suspense, de la tension, de l’émotion, du bonheur, de la libération, de la magie 😍
— PSG Féminines (@PSG_Feminines) April 18, 2021
Vive le football !
🔴🔵 #ParisEstMagique pic.twitter.com/Bj9NHQFG3o
Adeus, tabu
O PSG conseguiu um feito histórico nesse domingo. O Lyon era o atual penta-campeão da competição e não perdia um confronto eliminatório desde a temporada 2014/15, quando foi eliminado nas quartas de final da Champions pelo próprio Paris Saint Germain.
O Lyon é o grande papão de títulos do futebol feminino. Em 11 participações na Champions League, foi campeão sete vezes, cinco consecutivas. Mas o PSG conseguiu equilibrar o duelo nesta temporada, tanto que venceu o rival por 1 a 0 pelo Campeonato Francês, competição da qual é líder com 49 pontos, quatro a mais do que o oponente.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A equipe de Formiga também encerra um tabu diante do maior rival na Champions League feminina. O PSG havia perdido para o Lyon em três oportunidades: nas semifinais de 2016, quando foi goleado por 8 a 0, na final de 2017, decidida nos pênaltis, e nas semifinais da última temporada, quando caiu por 1 a 0.
O jogo
Tudo indicava que a freguesia do Paris Saint Germain para o Lyon seguiria viva. As donas da casa marcaram logo aos quatro minutos de jogo com Catarina Macario.
O Paris Saint Germain não sentiu a pressão e foi pra cima do atual pentacampeão, tendo duas cabeçadas perigosas e uma bola na trave. O esforço das parisienses foi recompensado aos 24 minutos com o gol de Grace Geyoro após bola recuperada no ataque.
Na segunda etapa, o PSG seguiu pressionando o Lyon e aos 16 minutos, a zagueira Renard marcou contra após cruzamento da direita. Mesmo com a vantagem no placar agregado pelo gol marcado fora de casa, a equipe da capital da França seguiu intimidando as adversárias.
Aos 25 minutos, Formiga deu lugar a Ramona Bachmann. Três minutos depois, a jogadora quase marcou o terceiro do PSG. 20 minutos depois, já nos acréscimos, a goleira Christine Endler salvou o Paris Saint Germain da segunda eliminação seguida diante do maior rival. O chute defendido na pequena área foi uma das poucas oportunidades criadas pelo Lyon no jogo todo.