O Vila Nova entrou em vantagem por ter ganho o primeiro jogo da final por 2 a 0 em Goiânia e podia até perder por um gol de diferença na Cidade Vozão que mesmo assim ficaria com o título. Mas, jogando em casa, o Ceará reverteu a diferença, venceu por 3 a 1 e a decisão foi para os pênaltis com vantagem para o time da casa, que venceu por 4 a 2 e ficou com o título.
Depois de um primeiro tempo equilibrado e sem grandes emoções, o jogo começou a mudar com a expulsão de Igor, do Vila Nova, aos 14 minutos da etapa final. Com um a mais em campo, o Ceará passou a pressionar e a criar chances de gol.
O Vozão abriu o placar aos 21 minutos. Rick recebeu pela esquerda, tabelou e soltou a bomba para fazer 1 a 0. Sete minutos depois, Buiú chutou de fora da área, o goleiro Cleriston chegou a tocar nela, mas a bola explodiu na trave e foi morrer dentro do gol da equipe goiana.
+ TABELA DO BRASILEIRO DE ASPIRANTES
Com o 2 a 0 no placar e um a mais em campo, o Ceará só precisava de mais um gol para ficar com o título, mas a ducha de água fria veio aos 34 minutos. Depois de cobrança de escanteio da direita, Luizão subiu de cabeça e marcou para o Vila Nova.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Mesmo com a derrota, o gol dava título para a equipe goiana. Mas, aos 43, de pênalti, Saulo Mineiro fez 3 a 1 para o Ceará para levar a decisão para os pênaltis.
O destaque na decisão por pênaltis foi o goleiro Diogo Silva. Além de pegar os pênaltis cobrados por Rui e Luizão, o camisa 1 do Vila Nova executou a última cobrança, que garantiu ao Ceará o título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.