O Atlético-MG sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20. Em uma decisão de muita emoção, o time perdeu no tempo normal por 1 a 0 tomando o gol em uma bobeada no finzinho e precisou dos pênaltis pra conquistar a taça. Nas penalidades o Galo foi mais eficiente e fez 5 a 4.
Após perder o jogo de ida em Belo Horizonte, pelo placar de 2 a 1, o Athletico recebeu o rival em Curitiba e pressionou durante quase todos os 90 minutos em busca do gol que empataria a decisão. E ele veio aos 41 minutos do segundo tempo, quando Rômulo Cardoso aproveitou a bobeira do goleiro Gabriel Delfim para balançar as redes.
+ Confira toda a tabela da competição
Na disputa por penalidades, o arqueiro do Atlético se redimiu do erro do tempo normal e foi buscar a cobrança do capitão Edu, a terceira do rival, dando a vantagem para o time mineiro. Com os cinco batedores convertendo, o Galo comemorou o título do Brasileiro sub-20.
O título simboliza uma conquista inédita para o time mineiro dentro da competição nacional da categoria. Anteriormente a melhor campanha havia sido um vice-campeonato no Brasileiro Sub-20 de 2009.
🤳🏾 Se liga no recado dos CAMpeões, Massa!#CriasDoGalo 🏴🏳️ pic.twitter.com/xhmrRIIvu1
— Atlético 😷 (@Atletico) January 25, 2021
O jogo
Precisando do resultado, o Athletico foi pra cima. E logo no primeiro minuto, João Pedro finalizou da entrada da área, mas o goleiro mineiro fez a defesa.
A pressão do time da casa seguiu criando boas chances de gol. Aos nove minutos, foi a vez de Mingotti arriscar da entrada da área, porém a bola passou, com perigo, ao lado da meta adversária.
Aos 18, o time da casa chegou novamente com uma boa tentativa de fora da área. João Pedro tentou de novo e Gabriel Delfim fez mais uma boa defesa.
Sem conseguir cumprir o objetivo de balançar a rede cedo, o Athletico começou a ver o adversário gostar mais do jogo. Os visitantes ficaram com a bola um pouco mais no campo de ataque e as chances começaram a aparecer. A melhor delas ocorreu aos 32 minutos, quando Wesley finalizou de fora da área e acertou a bola na trave.
Já na reta final do primeiro tempo, o Athletico emendou uma sequência de chances claras. A melhor aconteceu já nos acréscimos com João Pedro cobrando falta com categoria e fazendo a bola triscar a trave direita do gol rival.
Na segunda etapa, o Atlético-MG voltou melhor dos vestiários. Sólido na defesa e trocando bons passes, o time mineiro chegou inclusive a ter chances de encaminhar a conquista nos primeiros minutos, com Guilherme Santos chutando da entrada da área e exigindo uma bela defesa de Léo Linck.
Com o Atlético-MG tentando manter o jogo morno e o Furacão buscando o ataque, a reta final da partida foi um ataque contra defesa com o time da casa buscando o gol de todas as formas. No entanto, o time paranaense não conseguia furar a boa defesa atleticanam que se mantinha bem postada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Aos 40 minutos, porém a defesa do time mineiro deu o primeiro vacilo. Após cruzamento vindo da direita, a bola ia sobrando fácil para o goleiro Guilherme Delfim, que falhou feio na hora de dominar e entregou de presente para Micael. O atacante rolou para Rômulo Cardoso fuzilar para o fundo da rede e marcar o gol de empate para o time da casa. que levou a decisão para os pênaltis.