8 5
Siga o OTD

Futebol

Vila Nova supera o Flu e pega o Ceará na final dos Aspirantes

Com gols de Igor e João Pedro, o time goiano derrotou o Fluminense por 2 a 0 e se garantiu na decisão do Brasileiro de Aspirantes

Vila Nova vence Fluminense pelo Brasileiro de Aspirantes
Com um gol em cada tempo, o Vila Nova bateu o Fluminense e encara o Ceará na decisão (Twitter/VilaNovaFC)

O Vila Nova está na final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2020. Após perder na ida para o Fluminense, por 2 a 1, o Tigrão reverteu o resultado atuando como mandante e ganhou do Tricolor por 2 a 0, no estádio Onésio Alvarenga, em Goiânia. Os gols da classificação do clube goiano foram marcados pelo lateral esquerdo Igor, no primeiro tempo, e pelo meia João Pedro, na segunda etapa.

+ Ceará bate o Juventude e garante vaga na final do Aspirantes

Na decisão do Brasileiro de Aspirantes, o Vila Nova terá pela frente o Ceará, que ganhou os dois jogos contra o Juventude na semifinal. Na ida, no Rio Grande do Sul, o Vozão venceu por 2 a 0. Já na volta, nesta quinta, o alvinegro cearense recebeu o adversário na Cidade Vozão, em Itaitinga, e saiu vitorioso, 1 a 0, com tento anotado por Rafael Cavalheira, aos 13 minutos do primeiro tempo.

Os finalistas do Brasileiro de Aspirantes se enfrentaram duas vezes na competição. Na segunda fase, o Vila Nova visitou o Ceará pela segunda rodada e perdeu por 1 a 0, com gol marcado por Alan. Já na quinta partida de ambos na segunda etapa do campeonato, o time goiano recebeu o Vozão e ganhou por 2 a 1, tentos feitos por Milioransa e Gustavo, para os mandantes, e Marcos Wesley descontou para os visitantes.

+ Ceará e Vila Nova vão decidir o título do Brasileiro de aspirantes

Detalhes da partida

Igor abriu o placar para o Vila Nova diante do Fluminense (Reprodução/MyCujoo)
Igor abriu o placar para o Vila Nova diante do Fluminense (Reprodução/MyCujoo)

Precisando da vitória, o Vila Nova chegou ao ataque pela primeira vez aos 11 minutos do primeiro tempo. O volante Éder recebeu de João Pedro em cobrança de falta em dois lances e bateu de pé direito por cima do gol do goleiro João Lopes. Aos 12, Igor cruzou rasteiro pelo lado esquerdo e a bola chegou aos pés do atacante Anderson, que girou em cima do defensor e chutou de direita para fora.

+ Debinha destaca organização tática montada por Pia

O Fluminense ameaçou pela primeira vez aos 24. O meia Matheus Pato recebeu na entrada da área, matou no peito e finalizou de pé direito por cima do gol do goleiro Cleriston, mas com desvio. O Vila Nova abriu o placar aos 30. João Pedro cobrou falta no canto direito e João Lopes espalmou para o lado. Na sobra, o atacante Caique cruzou rasteiro pelo lado esquerdo, na pequena área, e Igor desviou de canhota para balançar a rede. 1 a 0.

Depois do gol dos mandantes, a partida ficou sendo disputada nas intermediárias das duas equipes. Foram mais de 15 minutos sem chances claras. A próxima oportunidade de gol só foi acontecer nos acréscimos. Aos 48, João Pedro recebeu, ajeitou e chutou rasteiro de canhota para fácil defesa de João Lopes. Já aos 49, o meia Matheus Porto finalizou de canhota e obrigou o goleiro do Fluminense a fazer ótima defesa.

+ Ferroviária anuncia Ana Alice como reforço para temporada

Vila Nova aumenta o placar

João Pedro anotou o segundo gol do Vila Nova (Reprodução/MyCujoo)
João Pedro anotou o segundo gol do Vila Nova (Reprodução/MyCujoo)

O segundo tempo começou com o Fluminense chegando com perigo. Aos três minutos, Miguel Vinícius arriscou de pé direito da entrada da área, mas a bola subiu muito e passou longe do gol. Aos 13, o Vila Nova foi ao ataque e ameaçou os visitantes com Igor, que partiu com a bola dominada e disparou uma bomba de canhota para defesa de João Lopes, que espalmou para longe.

+ Atlético despacha Barça e Ludmila vai à final na Espanha

A equipe da casa ampliou o marcador aos 22 e foi com João Pedro. Em rápido contra-ataque, o camisa 10 tocou para o atacante Caique, que devolveu em seguida para o meia. Ele ajeitou para a canhota e mandou no canto direito, no alto, sem chances para João Lopes. Aos 30, Gabriel Teixeira cobrou falta na ponta esquerda na direção do gol e a bola balançou a rede pelo lado de fora, assustando Cleriston, goleiro do Vila Nova.

Já aos 40, Gabriel Teixeira arriscou novamente, tentando diminuir a desvantagem e levar a partida para os pênaltis. O jogador do Fluminense mandou de pé direito da intermediária, porém, a bola subiu muito e passou longe da meta de Cleriston.

Campanhas no Brasileiro de Aspirantes

Durante o Brasileiro de Aspirantes, Fluminense e Vila Nova se enfrentaram três vezes, sendo a primeira na fase de classificação. Na oitava e última rodada daquela etapa, o time goiano visitou o Tricolor no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro e, mesmo fora de casa, conseguiu a vitória, de virada, por 2 a 1, gols marcados João Pedro e Anderson Chaves. O tento da equipe mandante foi anotado por Cassini.

+ São José renova com goleiras Zany e Jéssica para 2021

Para chegar entre os quatro melhores do Brasileiro de Aspirantes, o Fluminense fez uma boa campanha nas duas etapas anteriores. Na primeira fase, o Tricolor das Laranjeiras se classificou em segundo no Grupo B, com 11 pontos. Foram oito jogos com três vitórias, dois empates e três derrotas. Já na segunda, o time carioca foi o líder do Grupo D, com duas vitórias, três empates e uma derrota, somando nove pontos.

+ Braga derrota Benfica e conquista a Copa de Portugal

Já o Vila Nova alcançou a semifinal após uma campanha surpreendente. Quarto colocado do Grupo A durante a primeira parte do Brasileiro de Aspirantes, o time goiano se classificou com a última vaga, marcando 15 pontos, com quatro triunfos, três igualdades e um revés. Na segunda parte da competição, a equipe vermelha e branca foi a segunda do Grupo C, com dez pontos: três resultados positivos, dois negativos e um empate.

Resumo do primeiro jogo

Apesar de atuar como mandante, o Fluminense saiu atrás no marcador. Aos 43 minutos do primeiro tempo, o meia João Pedro foi o responsável pela cobrança de pênalti que abriu o placar. O camisa 10 do Vila Nova bateu de canhota no canto esquerdo do goleiro João Lopes, que caiu para o lado certo, mas não conseguiu fazer a defesa. O time visitante foi para o intervalo ganhando por 1 a 0.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2020

Na segunda etapa, o Fluminense empatou logo aos três minutos aproveitando vacilo do Vila Nova. O time goiano tentou sair da defesa trocando passes, mas o lateral direito Daniel roubou a bola e avançou até à linha de fundo. Com precisão, o camisa 2 cruzou na primeira trave e na cabeça do centroavante Samuel, que desviou com força e o goleiro Cleriston não foi capaz de evitar o gol: 1 a 1.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O Fluminense conseguiu o gol da vitória na primeira semifinal do Brasileiro de Aspirantes aos 37. A arbitragem marcou um pênalti para o Tricolor e Samuel assumiu a responsabilidade da cobrança. O camisa 9 partiu para a bola e finalizou de pé direito, rasteiro, no canto esquerdo de Cleriston, que saltou para o lado certo, mas não alcançou: 2 a 1.

Mais em Futebol