A bola rolou nesta quinta-feira (7) para o jogo de ida entre Fluminense e Vila Nova pela semifinal do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2020. Após pouco mais de 90 minutos, a definição de uma das duas vagas na decisão tem o Tricolor em vantagem. A partida entre a equipe carioca e a goiana foi realizada no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, e acabou 2 a 1 para os mandantes, de virada, com dois gols do centroavante Samuel.
+ Veja ao vivo Athletico e Palmeiras pela Copa do Brasil Sub-17
Apesar de atuar como mandante, o Fluminense saiu atrás no marcador. Aos 43 minutos do primeiro tempo, o meia João Pedro foi o responsável pela cobrança de pênalti que abriu o placar. O camisa 10 do Vila Nova bateu de canhota no canto esquerdo do goleiro João Lopes, que caiu para o lado certo, mas não conseguiu fazer a defesa. O time visitante foi para o intervalo ganhando por 1 a 0.
Virada do Fluminense
Na segunda etapa, o Fluminense empatou logo aos três minutos aproveitando vacilo do Vila Nova. O time goiano tentou sair da defesa trocando passes, mas o lateral direito Daniel roubou a bola e avançou até à linha de fundo. Com precisão, o camisa 2 cruzou na primeira trave e na cabeça do centroavante Samuel, que desviou com força e o goleiro Cleriston não foi capaz de evitar o gol: 1 a 1.
+ Veja ao vivo Fla e Athletico na semifinal do Brasileiro Sub-20
O Fluminense conseguiu o gol da vitória na primeira semifinal do Brasileiro de Aspirantes aos 37. A arbitragem marcou um pênalti para o Tricolor e Samuel assumiu a responsabilidade da cobrança. O camisa 9 partiu para a bola e finalizou de pé direito, rasteiro, no canto esquerdo de Cleriston, que saltou para o lado certo, mas não alcançou: 2 a 1.
+ AO VIVO: Assista Corinthians e Atlético na semi do Brasileiro Sub-20
Após o jogo de ida, o Fluminense leva uma pequena vantagem para o segundo embate com Vila Nova, na próxima quinta-feira (14), no estádio Onésio Alvarenga, em Goiânia. O Tricolor joga por um empate para chegar na decisão. Já o clube goiano necessita de uma vitória simples para forçar a disputa por pênaltis ou por dois gols ou mais para se classificar de forma direta, independente do placar.
VEEENCEEE O FLUMINENSE! Com gols de Samuel, o #FluSub23 vence o Vila Nova por 2 a 1 e abre vantagem na semifinal do Brasileirão de Aspirantes! 🇭🇺 pic.twitter.com/WBPtQjmuus
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) January 7, 2021
Campanhas no Brasileiro de Aspirantes
Durante o Brasileiro de Aspirantes, Fluminense e Vila Nova se enfrentaram uma vez e foi na primeira fase. Na oitava e última rodada daquela etapa, o time goiano visitou o Tricolor no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro e, mesmo fora de casa, conseguiu a vitória, de virada, por 2 a 1, gols marcados João Pedro e Anderson Chaves. O tento da equipe mandante foi anotado por Cassini.
+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2020
Para chegar entre os quatro melhores do Brasileiro de Aspirantes, o Fluminense fez uma boa campanha nas duas etapas anteriores. Na primeira fase, o Tricolor das Laranjeiras se classificou em segundo no Grupo B, com 11 pontos. Foram oito jogos com três vitórias, dois empates e três derrotas. Já na segunda, o time carioca foi o líder do Grupo D, com duas vitórias, três empates e uma derrota, somando nove pontos.
Já o Vila Nova alcança a semifinal após uma campanha surpreendente. Quarto colocado do Grupo A durante a primeira parte do Brasileiro de Aspirantes, o time goiano se classificou com a última vaga, marcando 15 pontos, com quatro triunfos, três igualdades e um revés. Na segunda parte da competição, a equipe vermelha e branca foi a segunda do Grupo C, com dez pontos: três resultados positivos, dois negativos e um empate.
A competição
O Campeonato Brasileiro de Aspirantes está sendo disputado em 4 (quatro) fases:
1ª Fase: 16 (dezesseis) clubes distribuídos em 2 (dois) grupos de 8 (oito) clubes cada;
2ª Fase: 8 (oito) clubes distribuídos em 2 (dois) grupos de 4 (quatro) clubes
cada;
3ª Fase (Semifinal): 4 (quatro) clubes distribuídos em 2 (dois) grupos de 2
(dois) clubes cada;
4ª Fase (Final): 2 (dois) clubes em 1 (um) grupo.
Parágrafo único – Em todas as fases, os clubes as iniciarão com zero ponto
(ganhos e perdidos).
Na 1ª fase os clubes do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. Na 2ª fase os clubes dos grupos C e D jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta. Nas 3ª e 4ª fases os confrontos acontecerão em partidas de ida e volta.
Após o término da 1ª fase do Brasileiro de Aspirantes estarão classificados para a fase seguinte os 4 (quatro) primeiros colocados de cada grupo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Em caso de empate em pontos ganhos entre 2 (dois) ou mais clubes dentro
de cada grupo ao final das 1ª e 2ª fases, o desempate para efeito de classificação será definido observando os critérios abaixo, aplicados à referida fase:
1º. Maior número de vitórias;
2º. Maior saldo de gols;
3º. Maior número de gols pró;
4º. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
5º. Menor número de cartões amarelos recebidos;
6º. Sorteio.