Palmeiras e Athletico-PR abriram a fase de quartas de final da Copa do Brasil Sub-17 nesta terça-feira (5). Em jogo disputado no estádio Allianz Parque, o Verdão saiu de campo com uma pequena vantagem ao bater o Furacão por 3 a 2, gols marcados pelo meio-campista Pedro Lima, os dois primeiros, e pelo zagueiro Michel. O segundo confronto entre os times será no sábado (9), às 14h, no CT do Caju, em Curitiba.
+ Brasileirão abre o calendário do futebol feminino em 2021
Antes dessa partida, o Palmeiras entrou três vezes em campo pela Copa do Brasil Sub-17 e saiu vencedor em todas elas. Durante a primeira fase, avançou após ter aplicado uma sonora goleada sobre o Avaí por 9 a 0. Nas oitavas, a equipe teve o Jacuipense como adversário e carimbou a classificação com dois triunfos, por 2 a 0 no jogo de ida e 3 a 0 na volta.
+ Tabela da Copa do Brasil Sub-17 de futebol masculino
Pelo lado do Athletico, a campanha até aqui na Copa do Brasil Sub-17 é parecida com a do rival. No primeiro duelo, o Furacão derrotou o Trindade por 5 a 2 e avançou para as oitavas. Nas fase seguinte o rival foi o Ceará e a classificação foi praticamente assegurada no jogo de ida, após uma goleada dos paranaenses por 6 a 1. Até por isso o jogo da volta foi mais administrado pelo Rubro-Negro num empate em 1 a 1.
Detalhes da partida
O jogo começou equilibrado e com as equipes criando duas chances sem grande perigo para os adversários. Na primeira bola em direção ao gol do Palmeiras a rede balançou. Aos 14 minutos do primeiro tempo, o atacante Giovani recebeu em profundidade pela ponta esquerda e cruzou na cabeça do meio-campista Pedro Lima, que tocou no canto esquerdo de Mycael para abrir o placar. 1 a 0.
+ Equipe de goleira brasileira vence lanterna da Liga Espanhola
O Athletico acertou o alvo com perigo pela primeira vez aos 24. O meia Jader fez jogada individual pela esquerda e rolou para trás para Arthur Vanzela emendar de canhota. O chute saiu com força no canto esquerdo e obrigou o goleiro Kaique a espalmar para escanteio. O Palmeiras voltou ao ataque aos 35. Pedro Lima recebeu e disparou de esquerda, a bola foi com força no canto direito e Mycael espalmou para evitar o segundo.
+ Árbitras do Brasil vão ao Mundial de Clubes masculino pela 1ª vez
Mais eficiente, o Palmeiras marcou aos 44 e novamente com Pedro Lima. O lateral esquerdo Ian cruzou na segunda trave para cabeçada certeira, balançando a rede do canto esquerdo de Mycael: 2 a 0. Antes do intervalo, o Athletico diminuiu em falha do goleiro Kaique, que defendeu o cruzamento, mas soltou no pé do zagueiro do próprio time e a bola foi parar dentro do gol. 2 a 1.
Mais dois gols no segundo tempo
A segunda etapa apresentou um início bastante agitado, com dois gols nos primeiros cinco minutos. Aos 3, o Athletico empatou em 2 a 2 com o atacante Emerson, que recebeu pela esquerda, dividiu com o marcador, levou a melhor e, dentro da área, chutou de pé direito e a bola, com desvio, entrou no cantinho esquerdo de Kaique. O autor do tento que igualou o marcador havia acabado de entrar no jogo.
+ Brasileiro Sub-20: Fla marca no fim, bate Flu nos penais e avança
Dois minutos depois, aos 5, o zagueiro Ruan Matheus desviou de cabeça após cobrança de falta, a bola cruzou a pequena área sem ninguém afastar e sobrou para Michel, o outro defensor, empurrar para o gol: 3 a 2. Após esse começo frenético, as equipes reduziram um pouco o ritmo e as chegadas ao ataque foram sem assustar o rival até os 30 minutos, quando o goleiro Kaique voltou a tocar na bola após cruzamento de Juninho.
Momentos finais
Na fase decisiva da partida, o Palmeiras chegou de novo aos 34. O atacante Kauan Santos fez fila em jogada individual pela direita ao passar por três marcadores. Em seguida, ele entrou na área e tentou tocar de pé direito por cima de Mycael, que jogou a bola para escanteio com a mão direita. O Verdão chegou de novo aos 41. O atacante Giovani tocou e o meio-campista Miguel bateu de pé direito e isolou.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
O Athletico partiu com tudo para empatar e teve mais três chances, sendo duas com finalizações ruins. A oportunidade clara aconteceu aos 50. O atacante Tallison apareceu sozinho após cobrança de escanteio e cabeceou para o chão e com perigo. Ela quicou e subiu para Kaique desviar e a bolar tocar no travessão e sair.
Competição
A Copa do Brasil Sub-17 de futebol masculino 2020 contou com a participação de 32 clubes, divididos em 16 grupos na primeira fase. Participam da competição os 27 campeões estaduais e os cinco vices dos Estados melhor posicionados no Ranking Nacional de Federações 2020. O clube campeão da Copa do Brasil Sub-17 de futebol masculino 2020 estará classificado para a Supercopa Sub-17 de 2020.