Parecia jogo de gente grande! Palmeiras e Corinthians fizeram uma final de Paulistão Sub-20 digna dos profissionais no Parque São Jorge. O Timão saiu na frente, mas o Verdão foi atrás do empate e forçou a cobrança de pênaltis. O goleiro Kaique, que entrou para os penais, pegou três e garantiu o tetra estadual para o Palmeiras.
Assim, o Verdão é o primeiro clube na história a conquistar quatro taças consecutivas do Paulista Sub-20.
Com mais uma taça, o clube ainda termina a década (2011-2020) como o maior campeão estadual na base, agora com 14 títulos: quatro no Sub-20, dois no Sub-17, três no Sub-15, dois no Sub-13 e três no Sub-11. São Paulo e Corinthians vêm logo atrás, com nove conquistas, seguidos pelo Santos, com oito.
QUE MOMENTO!
— SE Palmeiras (de 😷) (@Palmeiras) December 26, 2020
Nos pênaltis, as #CriasDaAcademia venceram o rival e fizeram história: conquistaram o Paulista Sub-20 pela quarta vez consecutiva! 🏆🏆🏆🏆#AvantiPalestra pic.twitter.com/QAGWKnjv5w
1º tempo
Um Derby valendo título é sempre tenso. O duelo teve início truncado, com muita disposição na marcação de ambos os lados. O primeiro lance de grande perigo foi criado pelo rival após desatenção da zaga, mas o palmeirense Gabriel Vareta tirou a finalização em cima da linha do gol.
A resposta alviverde veio na bola parada. Aos 37 minutos, Pedro Acácio pegou com carinho de canhota e acertou o ângulo da meta defendida por Yago, a bola explodiu na trave. Mas o primeiro tempo não teve mais chances claras e o jogo foi para o intervalo em 0 a 0.
2º tempo
O segundo tempo teve a mesma intensidade, mas muito mais chances para ambos os lados. O Verdão buscava o ataque pelas pontas principalmente pela direita, com a velocidade de Robinho. No entanto, aos 20 minutos, em desatenção do goleiro Leandro na saída de bola, os donos da casa abriram o placar. A bola foi atrasada, veio quicando, Leandro errou o domínio e tomou um senhor frango: Corinthians 1 a 0.
+ Recordes de audiência consolidam evolução do futebol feminino
Mesmo após ser vazado, o Palmeiras não abaixou a guarda. Só que o goleiro Leandro, em grande defesa, salvou o time de levar o segundo em contra-ataque. E quem não faz, toma. O Palmeiras foi atrás do empate.
A resposta veio com Bruno Menezes, aos 31, em chute de canhota e espalmada de Yago para escanteio. Na sequência, o camisa 16 foi para o tiro de canto e colocou bola açucarada na cabeça de Michel, que cabeceou firme, sem chances de defesa, para deixar tudo igual no Derby.
O nome do jogo
Próximo dos acréscimos, pensando na possibilidade de pênaltis, o técnico Gilmey Aymberê sacou o goleiro Leandro e colocou Kaique, que tinha defendido uma cobrança na semifinal. A previsão foi certa, e o duelo terminou empatado no tempo normal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Na disputa de pênaltis, o grande destaque foi Kaique. O goleiro defendeu três cobranças alvinegras.
Pedro abriu as cobranças fazendo 1 a 0 para o Palmeiras. Gabriel Araújo, deu paradinha e tudo, mas bateu rasteiro e o goleiro Kaique voou para fazer a defesa no canto direito.
Kevin fez o 2 a 0 para o Verdão. Luan Pires bateu à meia altura e Kaique fez a segunda defesa. Ramon deslocou o goleiro Yago e fez o terceiro gol nas penalidades. Luis Mandaca fez o primeiro do Corinthians nos penais. Mas na hora de fazer e correr para o abraço, Robert isolou e as cobranças seguiram.
Eduardo Tanque bateu e Kaique fez a defesa do título.