Dona do melhor ataque e da melhor defesa no Torneio Internacional Sub-20 de futebol, a seleção brasileira masculina precisou só de um empate contra o Chile, na última rodada, para levantar a taça da competição, toda realizada na Granja Comary, Rio de Janeiro.
O torneio foi organizado como parte da preparação para o Sul-Americano Sub-20 Conmebol, que será realizado em fevereiro de 2021, na Colômbia.
As duas seleções entraram em campo dispostas a encerrar esse cenário de igualdade na competição. O vencedor ficaria com o título do torneio, mas o empate era do Brasil, já que o saldo de gols era melhor do que o do Chile.
Mas foi o Chile que abriu o marcador. Gonzalo Tapia fez o 1 a 0 e jogou toda a pressão para cima do Brasil. Felizmente, o Sub-20 brasileiro reagiu rápido e empatou com Cauê, o gol do título do Torneio Internacional.
1º tempo
O primeiro tempo do confronto decisivo começou quente. Logo com 30 segundos, Zanocelo aproveitou erro de saída de bola chilena e entrou na área, sofrendo um carrinho por trás de Bruno Gutierrez. A arbitragem assinalou pênalti, e Maurício foi para a cobrança. No entanto, o camisa 10 viu o goleiro Echave acertar o canto e fazer a defesa.
Depois, o Chile passou a pressionar mais e abriu o placar aos sete minutos, quando Gonzalo Tapia pegou sobra de bola no meio, girou e finalizou cruzado para vencer Leo Linck e fazer 1 a 0. A seleção brasileira não se intimidou com a desvantagem no placar e foi com tudo atrás do empate.
Aos dez, Praxedes arriscou chute forte de fora da área e viu Echave defender. O camisa 18 teve outra boa chance mais tarde, mas a finalização saiu muito alta.
+ Bahia avança e pega o Vasco na final da Copa do Brasil Sub-20
De tanta insistência, o Brasil chegou ao gol de empate aos 29 minutos. Pela esquerda, Gustavo Maia se livrou da marcação de quatro chilenos e cruzou para a área. Cauê recebeu e tocou na saída do goleiro chileno para deixar tudo igual: 1 a 1.
“Esse é o meu futebol, de drible, de avançar, sempre querer o gol e ajudar os meus companheiros da melhor forma. Nosso time se entrosou bastante nesses dez dias de concentração”, disse Gustavo Maia, após o duelo. “É uma sensação única, maravilhosa. Graças a Deus, a todos os meus companheiros que me deram confiança desde que eu cheguei aqui, ao professor (André) Jardine também. Só dizer que estou muito feliz nesse momento.”
Depois, aos 44, Cauê chegou a balançar as redes novamente após bom cruzamento de Bruno Gomes, mas o assistente apontou posição irregular e o gol não foi validado.
2º tempo
Na volta do intervalo, a seleção controlou as ações e criou as melhores chances. Aos 11 minutos, Gustavo Maia avançou pela esquerda, puxou para dentro e cruzou para Praxedes, que ficou cara a cara com Echave, mas viu Bastian Tapia salvar o Chile em cima da linha.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Depois, Calegari levantou a bola na área pela direita, e Cauê cabeceou com perigo, exigindo boa defesa do goleiro adversário. Na pressão brasileira, Praxedes finalizou colocado e quase mandou a bola no ângulo. Perto dos 30, o Brasil perdeu Welington, pelo segundo cartão amarelo, mas seguiu tendo o domínio da partida.
Os chilenos levaram mais perigo em chutes de longe, enquanto a equipe de André Jardine seguiu construindo boas jogadas e deu trabalho para o goleiro Echave. O equilíbrio permaneceu até o apito final, que confirmou o placar empatado em 1 a 1.
Peru em terceiro
O Peru venceu a Bolívia por 3 a 1 e conquistou o terceiro lugar do Torneio Internacional Sub-20. Os gols da partida foram marcados por Marin, Guerrero e Rodriguez, para o Peru, e José Flores descontou para a Bolívia