Três jogos movimentaram a disputa da 17ª rodada do Brasileirão Sub-20. Jogando em casa, o Atlético-MG empatou com o Fluminense com gol nos acréscimos e se manteve na liderança da competição. Vice-líder, o Athletico-PR também ficou na igualdade com a Chapecoense. E a única vitória foi a do Vasco, que bateu o América-MG e não vai concluir a rodada na última posição da tabela.
Com os resultados desta segunda-feira (7), o Atlético-MG e o Athletico-PR garantiram a presença na fase de quartas de final. O Fluminense está muito perto de confirmar a vaga, enquanto Vasco, Chapecoense e América-MG já estão eliminados do Brasileiro Sub-20.
Segundo o regulamento da competição, apenas os oito melhores da fase de classificação avançam às quartas de final do Brasileiro Sub-20.
Restam mais duas rodadas para o fim dessa primeira fase e 11 times ainda brigam pelas seis vagas restantes.
+ Confira a tabela da competição
Atlético-MG 1 x 1 Fluminense
Visitando o Atlético-MG no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte, o Fluminense começou pressionando e abriu o placar logo aos três minutos de jogo. Gabriel Teixeira cobrou escanteio da esquerda e colocou a bola na área, que passou por todo mundo e sobrou para John Kennedy só empurrar para o fundo da rede. O Atlético-MG, precisando pelo menos do empate para seguir na liderança, criou as melhores chances nos minutos finais do jogo. Em uma delas, Luciano finalizou com muito perigo e viu o goleiro Thiago salvar o time carioca. A pressão seguiu e, já aos 50, Murilo Coletti subiu bem para empatar o jogo e garantiu o primeiro lugar à equipe mineira.
Com o resultado, o Galo chegou aos 35 pontos e segue na primeira posição da tabela de classificação. O Flu, com 31, ocupa o quarto lugar.
Chapecoense 2 x 2 Athletico-PR
No CT Água Amarela, em Chapecó (SC), a Chapecoense abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. Em jogada pela direita, Thomas recebeu no meio e chutou para o fundo das redes: 1 a 0. O Athletico-PR chegou ao empate na marca dos 35. Julimar avançou pela esquerda, limpou a marcação e finalizou cruzado para deixar tudo igual. Na volta do intervalo, o time catarinense voltou a ficar na frente aos 24 minutos, quando Rafael cobrou falta ensaiada direto para o gol. Mas o Furacão voltou a empatar já aos 51, quando Iago cobrou falta e deu números finais ao jogo: 2 a 2.
Com o resultado, o Athletico segue em segundo lugar, agora com 34 pontos. A Chapecoense, com 16, aparece na 17ª posição da tabela de classificação.
Vasco 3 x 2 América-MG
No Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu (RJ), o Vasco abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, quando João Pedro se livrou da marcação pela direita e chutou cruzado para fazer 1 a 0. Aos 38, após roubada de bola da equipe carioca, João Pedro deu bom passe para Marcos Dias, que só completou para o fundo das redes para ampliar. Cinco minutos depois, Gustavinho finalizou de canhota da entrada da área e descontou para o América-MG.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
No segundo tempo, o América empatou aos 24 minutos, quando Gustavinho avançou em velocidade e tocou para Carlos Alberto, que deixou tudo igual. Depois, já aos 36, Marcos Dias limpou a marcação e chutou da entrada da área para fazer o terceiro do Vasco e dar números finais à partida.
Com o resultado, o Cruzmaltino não terminará a rodada na lanterna da competição e agora aparece no 16º lugar, com 17 pontos. O Coelho, com 18, ocupa a 15ª posição.