O favorito venceu e se sagrou campeão brasileiro de futebol feminino. Em partida realizada na Neo Química Arena, em São Paulo, o Corinthians, melhor time ao longo de todo o ano de 2020, fez 4 a 2 no Avaí Kindermann com gols de Gabi Nunes, Gabi Zanotti (2x) e Vicky Albuquerque e faturou seu segundo título nacional.
+ Confira cinco filmes sobre o futebol feminino no Brasil
Após empatar a primeira partida da final em 0 a 0, o dono do melhor ataque do Brasileiro foi para cima e e fez 2 a 0 no primeiro tempo. Sem desistir, o Avaí Kindermann melhorou na segunda etapa e marcou duas vezes, colocando fogo no jogo. O melhor time de 2020, no entanto, não sentiu a pressão e respondeu imediatamente após os tentos das catarinenses.
Solta o grito FIEEEEEEL!!! pic.twitter.com/QMudbZsha6
— Corinthians Futebol Feminino (@SCCPFutFeminino) December 7, 2020
Com dois gols anotados na grande decisão, Gabi Zanotti foi eleita a Craque da Partida.
“É um momento muito especial. Lógico que esse prêmio individual é só para coroar o trabalho coletivo que esse grupo faz. Todas as pessoas que contribuíram, desde funcionários, departamento médico, nesse 2020 tão maluco. Eu fico muito contente por fazer dois gols em uma final e dedico este título as meninas que ficaram em casa e não puderam vir. Também quero dedicar este prêmio individual a toda a minha família que tá me acompanhando. Agora é comemorar”, disse Gabi Zanotti.
Título merecido
O título coroa uma campanha brilhante do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2020. Na primeira fase do torneio, a equipe não perdeu nenhuma vez, conquistando 14 vitórias em 15 jogos. De quebra, teve o melhor ataque e a melhor defesa do Brasileirão (45 gols a favor e apenas sete contra).
No mata-mata, a equipe seguiu avassaladora. Eliminou Grêmio e Palmeiras antes de bater o Avaí Kindermann na final sofrendo apenas três em seis partidas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
A conquista do segundo título Brasileiro feminino também apaga a frustração de 2019. Na ocasião, o Corinthians acabou perdendo o título para a Ferroviária, apesar do favoritismo.
O Avaí Kindermann chegou ao seu segundo vice-campeonato. A equipe havia terminado a primeira fase do Brasileirão de 2020 na sexta colocação. No mata-mata, venceu o Internacional nas quartas de final e o São Paulo na semi.
O jogo
O Avaí começou melhor o jogo e teve a primeira grande chance. Duda, uma das estrelas da equipe, recebeu pela direita, cortou para o meio e chutou forte, obrigando boa defesa da goleira Lelê.
Na sequência, o Corinthians começou a buscar a partida, mas teve dificuldades na ótima marcação da equipe catarinense. Aos 27 minutos, entretanto, o Timão abriu o placar.
Após sobra no escanteio, a bola caiu nos pés da artilheira alvi-negra Gabi Nunes. A jogadora teve precisão e bateu bonito, sem chances para a goleira Bárbara.
“É persistência. Eu lutei muito e tiveram momentos em que até pensei em desistir. É difícil, quem já passou por uma lesão de joelho sabe, mas graças à Deus estou curada. Estou muito feliz que pude não só jogar a final como também fazer um gol. Isso é o que importa. É sair feliz”, comentou Gabi Nunes após o título.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!!
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) December 6, 2020
A Gabi Nunes abre o placar pro @sccpfutfeminino na FINAL do #BrasileirãoFeminino! Será o gol do título brasileiro? pic.twitter.com/mD0OTFSVp8
O Avaí Kindermann sentiu e a marcação afrouxou. O Timão não perdoou e aos 31 minutos, ampliou. Novamente no escanteio, Gabi Zanotti se aproveitou da saída ruim da goleira Bárbara e cabeceou para o fundo das redes.
MAIS UM! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!!
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) December 6, 2020
Agora foi a vez da craque e camisa 10 do @sccpfutfeminino marcar na FINAL do #BrasileirãoFeminino! Sempre ela: Gabi Zanotti! pic.twitter.com/nMVu78oovG
Reações e baldes de água fria
Na segunda etapa, o Corinthians voltou a pressionar. Logo aos três minutos, Adriana chutou com perigo e quase fez o terceiro. Aos 7 minutos, no entanto, o jogo voltou a pegar fogo. Zóio fez o primeiro do Avaí de cabeça.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO @AVAIKINDERMANN!!
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) December 7, 2020
A diferença diminui pro 2º tempo ser com sangue nos ZOIO! Tá tudo vivo na FINAL do #BrasileirãoFeminino pic.twitter.com/STK9bfVqI5
Sem sentir o gol do Avaí, o Corinthians voltou a pressionar e jogou um balde de água fria na reação catarinense. Após lindo cruzamento de Tamires, Crivelari cabeceou forte para defesa de Bárbara. Na sobra, Gabi Zanotti fez o segundo dela no jogo dando a vantagem de 3 a 1 para o Timão.
O Avaí Kindermann fez mudanças e não desistiu. Aos 22, o time desperdiçou a chance de fazer o segundo após bola parada. Aos 32, no entanto, a atacante Lelê recebeu grande lançamento e bateu firme para o fundo do gol.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO @AVAIKINDERMANN!
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) December 7, 2020
QUE FINAL HISTÓRICA NO #BRASILEIRÃOFEMININO! A Lelê marca o 2º gol do Avaí/Kindermann, diminui a diferença e deixa a disputa do título viva! pic.twitter.com/Ljrf8hm25C
Repetindo o que havia ocorrido no início da segunda etapa, o Corinthians novamente respondeu imediatamente. Aos 35 minutos, Vicky Albuquerque recebeu grande bola e fuzilou, definindo o Brasileiro.
Nos últimos 10 minutos, a equipe cozinhou o jogo e apenas esperou o apito final para assegurar o título do Campeonato Brasileiro feminino.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO @AVAIKINDERMANN!!
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) December 7, 2020
A diferença diminui pro 2º tempo ser com sangue nos ZOIO! Tá tudo vivo na FINAL do #BrasileirãoFeminino pic.twitter.com/STK9bfVqI5