Dez jogos movimentaram a nona e última rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro Sub-17 nesta terça-feira (10). Já classificados para as quartas de final, Palmeiras, Vasco, Grêmio e Corinthians venceram pelo Grupo A. Já no B, São Paulo e Flamengo ganharam e o Fluminense perdeu do Athletico-PR em confronto direto. O Verdão fechou a primeira etapa com 22 pontos, primeiro do A, e o Tricolor com 24, no topo do B.
+ São Paulo e Bahia iniciam quartas da Copa do Brasil Sub-20
Com as colocações da fase de classificação definidas, os embates de quartas de final do Brasileiro Sub-17 serão: Palmeiras, primeiro do A, contra o Flamengo, quarto do B; Vasco, vice-líder do A, diante do Fluminense, terceiro do B; Grêmio, terceiro do A, encara o Athletico-PR, segundo do B; e Corinthians, quarto lugar do B, terá pela frente o São Paulo, primeiro do A e melhor campanha da competição.
Palmeiras líder do Grupo A
O Palmeiras se garantiu na liderança do Grupo A do Brasileiro Sub-17 ao vencer o Bahia por 3 a 1, no Centro Esportivo Praia do Forte, em Mata de São João (BA). Aos três minutos do segundo tempo, Pablo recebeu em profundidade e tocou de pé direito na saída do goleiro Eric. Já aos seis, o meia Endrick recebeu na intermediária, avançou sozinho, arriscou de canhota e contou com a falha de Eric: 2 a 0.
+ Palmeiras recebe o Inter nas quartas da Copa do Brasil Sub-20
Aos 12, Alexiel recebeu e precisou chutar duas vezes para diminuir. O camisa 7 do Bahia tentou a primeira, mas o goleiro Natan defendeu. No rebote, ele balançou a rede do Palmeiras. Para finalizar, aos 41, Luiz Guilherme cruzou, a bola desviou na defesa e Yago bateu de canhota de primeira para marcar o terceiro do Verdão em duelo válido pela última rodada da fase de classificação do Brasileiro Sub-17.
+ Já classificado, Palmeiras encara o Taboão no Paulista; ao vivo na quarta
No Clássico da Amizade, o Vasco, fora de casa, levou a melhor diante do Botafogo, por 1 a 0, no estádio Cefat, em Niterói (RJ). O tento dos Meninos da Colina saiu no início do segundo tempo. Aos dois minutos, o lateral esquerdo Lucas cobrou falta na área e a defesa do Glorioso afastou de cabeça, porém, a bola sobrou para Gustavinho emendar de pé direito em chute cruzado, sem chances para o goleiro Isaque.
Oito gols em BH
O Grêmio visitou o América-MG no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte, e venceu por 5 a 3, de virada. Aos três minutos do primeiro tempo, o goleiro Thiago deu rebote, o centroavante Renato aproveitou a sobra e marcou o primeiro de pé direito: 1 a 0. Aos seis, o meia Ighor Gabriel chutou de canhota, a bola desviou na defesa e entrou no ângulo direito: 2 a 0. Já, aos 20, o zagueiro Paulo aproveitou bagunça na área e tocou de pé direito para diminuir: 2 a 1.
+ Santos e São José fecham primeira fase do Paulista; ao vivo na quarta
Aos 25, Renato desviou de cabeça após lançamento da defesa e deixou Ighor Gabriel na cara de Thiago. O camisa 11 tocou de pé esquerdo na saída do goleiro: 3 a 1. Aos 41, o volante Ronald cobrou pênalti no canto direito e o goleiro caiu para o lado esquerdo. E, aos 44, o centroavante Valber recebeu em velocidade e deu um toquinho por cima de Gabriel para igualar o marcador: 3 a 3.
+ SP e Ferroviária duelam pela ponta do Paulista, nesta quarta
A reação gaúcha seguiu na volta do intervalo e, na segunda etapa, somente o Grêmio marcou. Aos 12, o meia Zinho recebeu na esquerda, invadiu a área e chutou cruzado de pé esquerdo: 4 a 3. Por fim, aos 48, Luan recebeu, passou por um, invadiu a área, driblou o segundo e bateu de pé direito para decretar a vitória do Grêmio pelo Brasileiro Sub-17: 5 a 3.
Goleada do Timão
Já classificado, o Corinthians recebeu a Chapecoense, no Parque São Jorge, em São Paulo, e aplicou uma goleada por 6 a 0. Aos quatro do primeiro tempo, o meia Pedrinho recebeu na intermediária, driblou o defensor e rolou para o centroavante Ronald, de pé direito, tocar na saída de Gabriel e abrir o placar. Aos 22, Pedrinho recebeu dentro da área e bateu de canhota para ampliar: 2 a 0.
+ Pia elogia competitividade nas semifinais do Brasileirão
Antes do intervalo, aos 46, o zagueiro Renato bateu pênalti no canto direito do goleiro, que caiu para o esquerdo. Aos 13 da segunda etapa, o goleiro Kaue deu um chutão para o ataque. A bola chegou em Ronald, que fintou o zagueiro e mandou com categoria no ângulo esquerdo de Gabriel: 4 a 0. Aos 28, o meia Keven recebeu na área, girou e bateu forte de pé direito. E, aos 45, Keven, na pequena área, bateu de direita para e fechou o placar: 6 a 0.
+ Pela liderança geral, Timão pega o Taubaté; Ao vivo, quarta
E, na Arena Pernambuco, Sport e Atlético-MG se despediram da competição com o time mineiro vencendo por 2 a 1, com todos os gols sendo marcados no segundo tempo. Aos 14 minutos, o atacante Luiz Guilherme aproveitou falha da defesa e tocou de cabeça para abrir o placar. Aos 26, Victor Ferreira recebeu na área e chutou forte de pé direito: 1 a 1. E, aos 31, David cobrou escanteio e o zagueiro Henry subiu e cabeceou para marcar: 2 a 1.
São Paulo no topo do Grupo B
De olho na liderança do Grupo B, o São Paulo visitou o Cruzeiro no Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), e alcançou o objetivo. Aos 14 minutos da primeira etapa, o lateral esquerdo Nakamura bateu falta e, após confusão na pequena área, Cuiabá marcou de cabeça: 1 a 0 para a Raposa. Aos 40, Marquinhos avançou pela direita e cruzou. João Pedro ajeitou e rolou para o centroavante Matheus chutar forte de pé direito na entrada da área: 1 a 1.
+ Sampaio Corrêa bate o Santa Cruz e segue vivo no Aspirantes
Na reta final, aos 41 do segundo tempo, João Reis lançou da intermediária pelo alto e achou Marcos Vinicius sozinho na área. O volante ajeitou para o pé direito e disparou para balançar a rede: 2 a 1 Cruzeiro. Aos 44, o goleiro Rodrigo Bazilio deu rebote após cabeçada e Caio empurrou para o gol: 2 a 2. E, aos 47, Marquinhos avançou sozinho pela esquerda e cruzou rasteiro. Petterson apareceu e tocou com categoria de pé direito: 3 a 2 São Paulo.
Furacão vence confronto direto
No Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Fluminense perdeu do Athletico-PR, por 4 a 0. Aos sete minutos do primeiro tempo, o centroavante Renan Viana, dentro da pequena área, tocou de pé direito após chute cruzado e abriu o placar. Já na segunda etapa, aos cinco, o mesmo Renan Viana cobrou pênalti no ângulo esquerdo do goleiro Cayo Fellipe e marcou o segundo.
+ Atlético vira sobre o Botafogo nos acréscimos e segue vivo
Mesmo na dianteira, com 2 a 0, o Athletico seguiu atacando e, aos 28, o meia Juninho bateu pênalti rasteiro no canto esquerdo e fez o terceiro. Para concluir, aos 30, o centroavante Léo Costa recebeu em profundidade e, de pé direito, deslocou Cayo Fellipe. Já em Salvador, o Flamengo bateu o Vitória, no Barradão, de virada, por 2 a 1.
+ Raquel faz hat-trick e Ana Vitória marca 2 gols em Portugal
Aos oito minutos do primeiro tempo, o zagueiro Kayron lançou por cima da defesa do Flamengo e encontrou Felipe Araujo, que dominou já tirando o goleiro Dyogo da jogada e tocou para o gol vazio. Aos 45, Arthur bateu escanteio, o zagueiro Cleiton cabeceou para dentro da pequena área e o volante Rayan Lucas empurrou para o gol. E, aos 50, o meia Daniel Campos pegou rebote e chutou de pé direito, sem chances para Ryan: 2 a 1.
Despedidas
Na Cidade Vozão, em Itaitinga (CE), Ceará fez 3 a 1 no Internacional. Os dois times entraram em campo sem chances de avançar para as quartas de final do Brasileiro Sub-17. Aos 41 minutos primeiro tempo, Jonhson recebeu na linha de fundo pela esquerda e cruzou na segunda trave na cabeça de Jordan, que mandou para o gol. E, aos 46, o meia Caio pegou rebote após escanteio e chutou de canhota no canto esquerdo de Lorenzo: 2 a 0.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Aos 29, Luan recebeu na esquerda e tocou para Matheusinho desviar de pé direito e anotar o seu: 3 a 0. O Internacional descontou na reta final com Thomas. Aos 42, Douglas recebeu em velocidade, avançou até a linha de fundo e cruzou para o lateral direito completar. Por fim, o único jogo sem gol foi Santos e Goiás, no Estádio Espanha, em Santos (SP). Já sem chances, os times somaram apenas um ponto na despedida do Brasileiro Sub-17.