A fase final do Campeonato Sul-Americano Sub-20 está cada vez mais próximo e a seleção brasileira feminina segue trabalhando com intensidade antes do início da competição. Na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), o grupo trabalhou com a comissão técnica de Jonas Urias, entre os dias 19 a 25 de outubro, para acertar os detalhes na penúltima convocação antes da reestreia.
Anteriormente agendado para novembro deste ano, na Argentina, o torneio foi remarcado para janeiro de 2021, em razão da pandemia do coronavírus.
+ Brasileiro encara missão de tirar do zero futebol de 5 português
“Estamos encarando essa convocação como a primeira fase de preparação para as finais do Sul-Americano. Nossa intenção aqui é preparar o time que vai entrar em campo na competição. Por questões de calendário apertado, o que é natural após tanto tempo parados, todas as competições voltam ao mesmo tempo e temos poucos dias para trabalhar”, explicou o treinador Jonas Urias.
Durante o período de preparação, a seleção feminina Sub-20 fez um jogo-treino contra o time adulto do Flamengo, teste importante para mostrar na prática tudo que foi trabalhado nos últimos dias. Para Jonas, enfrentar desafios como este é fundamental para formar um time com chances de conquistar o título do Sul-Americano.
“É bem importante a gente poder enfrentar um adversário que acabou de jogar o Brasileiro, que está com ritmo de jogo, entrosado. Sabíamos que seria um bom jogo preparatório e um bom desafio para nós. A partida foi bem difícil, encontramos dificuldades em vários aspectos que são importantes para o nosso crescimento. O que avalio é que foi de grande valia essa experiência”, analisou o técnico após o empate em 1 a 1.
Trabalhando com a seleção feminina Sub-20 há pouco mais de um ano, o técnico já consegue enxergar sua filosofia de trabalho durante as atividades com as jogadoras, fator que ajuda na preparação para as competições. Aproveitando os dias disponíveis, Jonas frisou a importância de reforçar as ideias e acertar estratégias para o Sul-Americano.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
“O entendimento já está muito claro e conseguimos ver isso em cada treino e exercício proposto. Agora precisamos amadurecer como equipe para chegar no Sul-Americano mais fortes e brigando pelo título”, disse o treinador.
Além do Brasil, as seleções da Venezuela, Colômbia e Uruguai disputarão a fase final do Sul-Americano. Os dois melhores colocados serão os representantes da Conmebol na próxima Copa do Mundo FIFA Feminina Sub-20, que será disputada na Costa Rica, em de 20 de janeiro a 6 de fevereiro de 2021.