Visando a fase final do Sul-Americano, que será disputado em novembro na Argentina, A seleção brasileira feminina sub-20 se reuniu para um período de treinos em Pinheiral, no Rio de Janeiro. De acordo com Jonas Urias, o saldo foi positivo principalmente por conta da entrega aos treinamentos das convocadas.
“Foi muito bom esse período de treinamento aqui em Pinheiral. Ficamos cinco meses, praticamente, sem trabalho presencial, apenas à distância, estudando as melhores formas de se realizar esse retorno. Tentamos retornar compensando o tempo que a gente perdeu fora do campo e foi fabuloso. Acho que as meninas se dedicaram muito, se empenharam muito, entenderam bastante a nossa filosofia de trabalho. Ficamos muito gratificados com o resultado. Tivemos uma retomada do perfil do nosso trabalho muito rápido, e isso me deixou muito animado com o que tem por vir aqui pra frente”, disse.
+ Pia Sundhage faz balanço positivo da retomada dos treinos
Chance para as mais novas
Jonas Urias chegou ao comando da seleção brasileira feminina sub-20 em agosto do ano passado. Desde então, o treinador aumentou e tem mantido um leque de observação de atletas grande, priorizando o contato com os clubes e o acompanhamento de atletas, a distância e presencialmente, nos torneios de base no país.
“A gente tem um monitoramento amplo de atletas elegíveis para a Seleção Sub-20. Mantemos contato constante com elas, com os clubes, também através de análises presenciais e a distância. Então, já tínhamos a intenção de fazer uma observação de atletas que, por circunstâncias, não estiveram com a gente em outras ocasiões”.
Uma prova de jogadoras que tiveram oportunidade nessa retomada das atividades são as jovens Duda Batista e Júlia Daltoé. Presentes frequentemente nas convocações na sub-17, a dupla teve a primeira oportunidade na seleção brasileira feminina sub-20.
“É um sentimento muito gratificante estar de volta, porque a gente vê que o nosso trabalho está sendo recompensado. A minha última passagem pela sub-17, incluindo o que eu fiz pelo meu clube e os trabalhos extras que fiz na quarentena, tudo isso foi importante para eu ter retornado bem e ter tido essa primeira oportunidade na sub-20 com o Jonas”, revelou Júlia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Mesmo com a pouca idade, Duda e Júlia já atuam pelas equipes profissionais do São José e do Internacional, respectivamente. O convívio e os jogos com as atletas mais experientes são vistos como positivos pelas atletas.
“Os treinos são muito intensos e a cada dia é um novo aprendizado. Isso é muito importante para mim aqui, e quero levar para o meu clube. Quando eu soube que fui convocada fiquei muito feliz. Ainda mais porque eu sou nova, tenho 17 anos e estar na sub-20. É uma alegria imensa estar aqui de novo representando o meu país de novo”, finalizou Duda.
Novembro decisivo
Além do Brasil, estão classificados para o quadrangular final do Sul-Americano a seleção da Venezuela, Colômbia e Uruguai. Os dois melhores colocados na fase final serão representantes da CONMEBOL na próxima Copa do Mundo FIFA Feminina Sub-20, que será disputada na Costa Rica, em 20 de janeiro a 6 de fevereiro de 2021.