A técnica Pia Sundhage comandou, nesta terça-feira (15), o primeiro treino com a seleção brasileira feminina, após seis meses sem trabalhos presenciais. Com novidades na equipe, a treinadora voltou a sentir a sensação de liderar o grupo em campo na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Com oito novidades entre as selecionadas que atuam no Brasil, a volta aos trabalhos contou com a empolgação da comissão técnica e das jogadoras.
+ Tayla celebra equiparação entre as seleções brasileiras
Para o período de treinamentos na Granja Comary, que vai até o dia 22 de setembro, Pia convocou 24 atletas. As novidades ficaram por conta das defensoras Tainara (Santos) e Pardal (Corinthians), as meias Camilinha (Palmeiras), Duda (Cruzeiro), Carol (São Paulo), Adriana (Corinthians) e Vanessa (Cruzeiro), além da atacante Ary Borges (Palmeiras). Com as estreantes deste período de convocação, em um ano e um mês de trabalho, a técnica já observou 54 atletas.
Susto e surpresa
Recém-anunciada para o período de convocação, a meia Vanessa vai estrear na seleção principal. Ela chega para a vaga de Cristiane, desconvocada por lesão. Com passagem apenas pela equipe brasileira sub-17 e 20, a atleta de 23 anos conta que foi com muita surpresa que recebeu a notícia.
“Era um sonho pra mim vir para a seleção Principal, estou muito feliz. Foi um susto pra mim (a notícia da convocação), achei que íamos para casa (depois do jogo contra o Flamengo, no Rio), mas aí ficamos sabendo da lesão da Cristiane e da minha convocação. Estou muito feliz por estar aqui, e quero poder mostrar o meu trabalho”, contou Vanessa após o treino.
Antes do período de convocação, Pia Sundhage e Beatriz Vaz tiveram uma extensa agenda de observações ‘in loco’. A dupla viu oito jogos do Brasileirão Feminino A-1, e fez visitas aos clubes para acompanhar os treinamentos. Aos 28 anos, Carol ganhou a primeira oportunidade na seleção principal. Observada em jogos e treinos do São Paulo, a estreante ressalta a importância de ser vista de perto pela comissão técnica.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK
“Eu não esperava pela convocação, venho fazendo alguns bons jogos e fiquei feliz quando o professor (Lucas Piccinato) me contou que talvez ia acontecer. Fiquei muito apreensiva e, no final, muito feliz com a convocação. Acho que isso na Pia é fundamental, saber como é o dia a dia do trabalho, e não só nos jogos, pra gente é uma coisa nova e diferente. Eu, particularmente, nunca tinha sido observada, e acredito que seja importante”, destaca Carol.
Programação de treinos
Para reiniciar a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, a comissão técnica elaborou uma programação de treinos e reuniões para otimizar o período de convocação. Na manhã desta terça, o trabalho em campo foi focado na compactação defensiva e formação ofensiva. Pela tarde, as atletas fizeram atividades físicas no Centro de Excelência.