O futebol feminino de clubes dos Estados Unidos volta em setembro. Após a Challenge Cup, que teve o Houston Dash como campeão no final de julho, a NWSL (National Women’s Soccer League) divulgou a continuação da temporada 2020. Do dia 5 do próximo mês até 17 de outubro, a bola rola para o torneio NWSL Fall Series, com as participações das brasileiras Debinha, do North Carolina Courage, e Marta, do Orlando Pride.
Debinha e Marta irão se enfrentar logo no início da competição, já que estão no mesmo grupo. O evento da NWSL terá três chaves, com North Carolina Courage e Orlando Pride ao lado do Houston Dash no grupo Sul. No Oeste estão OL Reign, Portland Thorns FC e Utah Royals FC e no Nordeste aparecem Chicago Red Stars, Sky Blue FC e Washington Spirit. As equipes jogam entre si dentro de suas respectivas chaves e farão quatro partidas.
Debinha e Marta no mesmo grupo
O NWSL Fall Series terá jogos apenas aos sábados. O evento organizado pela Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos terá um calendário com 18 partidas ao longo de sete semanas. A divisão dos clubes em três grupos e o formato de confrontos dentro das próprias chaves foram estratégias definidas para minimizarem as viagens. A entidade anunciou que regulamento e programação serão apresentados na próxima semana.
+ Seleção Feminina pode sonhar com ouro em Tóquio?
“Aproveitando o sucesso da Challenge Cup, estou muito animada para dar de forma inteligente e segura este próximo passo na jornada da NWSL”, disse Lisa Baird, Comissária da NWSL. “As mulheres querem competir e certamente ouvimos nossos fãs de todo o mundo que procuram mais ação este ano. Gostaria de agradecer à NWSL Player’s Association por sua colaboração constante”, acrescentou a dirigente.
More #NWSL action is on the horizon 😎
— NWSL (@NWSL) August 25, 2020
The fall series kicks off on September 5 with games airing across @CBS, @CBSSportsNet, and @CBSAllAccess: https://t.co/ukKscMRwMQ pic.twitter.com/iHqbudTnQB
Estreia de Marta em 2020
Assim como ocorreu na Challenge Cup, o NWSL Fall Series terá protocolo de saúde e segurança para evitar que a pandemia de coronavírus afete jogadoras e profissionais envolvidos. No primeiro evento, apesar das precauções, a doença acometeu seis atletas e quatro integrantes da comissão técnica do Orlando Pride, time de Marta, que, por esse motivo, desistiu de participar da competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK
Já Debinha esteve em campo e entrou para a equipe das melhores da Challenge Cup 2019. A brasileira foi eleita como uma das três atacantes para o Best XI, uma espécie de time ideal da competição. O North Carolina Courage foi eliminado pelo Portland Thorns. Na ocasião, o torneio foi realizado em sede única, no estado de Utah.