Definitivamente não foi o dia das brasileiras em campeonatos nacionais de futebol feminino pela Europa. Foram quatro times com alguma no elenco e só a Juventus ganhou, pelo Italiano, mas a Maria Alves nem foi para o banco. Ainda lá, a Kathellen estreou na Inter tomando de quatro, e na Escandinávia, tanto a Fernandinha quanto a Taty Amaro amargaram maus resultados.
O sábado (22) marcou a primeira rodada do Campeonato Italiano e a Juventus fez 2 a 0 no Verona, fora de casa. A atacante Maria Alves chegou a ser relacionada para a partida, mas acabou ficando de fora.
O nome do jogo foi Cristiana Girelli. Ela marcou o primeiro, de cabeça, aos oito minutos da etapa complementar, e deu assistência para Arianna Caruso fechar o placar de pé esquerdo três minutos depois. O Verona ainda perdeu um pênalti aos 36 do segundo tempo, batido por Rosella Sardu.
+ PSG bate o Arsenal e avança para a semi da Liga do Campeões
O resultado mantém dois tabus favoráveis ao time de Maria Alves. Agora são cinco jogos e cinco vitórias da Juve contra o Verona no Campeonato Italiano, com 17 gols feitos e apenas um sofrido. Além disso, foi a quarta vitória em quatro estreias da equipe no nacional de futebol feminino, com 13 gols feitos e um tomado.
Resultados ruins de brasileiras na Europa
A zagueira Kathellen, da seleção brasileira, chegou como titular na Inter de Milão, mas o time tomou de 4 a 0 da Fiorentina.
Foram dois gols no primeiro tempo, ambos marcados pela camisa nove Daniela Sabatino (abaixo). Um aos 37 minutos e outro, de pênalti, aos 43. Na volta dos vestiários, Marta Mascarello balançou as redes aos 15 e, um minuto depois, Tatiana Bonetti fechou a conta.
Ainda na Europa, na Escandinávia, duas derrotas para brasileiras e pelo mesmo placar: 2 a 1. Na Suécia, o Piteå, da Fernandinha, completou um mês sem vitórias ao cair diante do Umeå. A atacante passou em branco mais uma vez, o quinto jogo sem balançar as redes, e foi substituída no intervalo. O Umeå fez 2 a 0 no primeiro tempo e o Piteå descontou na reta final do jogo.
DOPPIO RUGGITO‼️🦁#ForzaViola 💜 #Fiorentina #FiorentinaInter #SerieAFemminile pic.twitter.com/k1wZV8Lfg9
— ACF Fiorentina Femminile (@ACF_Womens) August 22, 2020
A última vitória do time de Fernandinha no Sueco de futebol femino foi em 19 de julho, 1 a 0 sobre o Vittsjö. De lá para cá, foram cinco derrotas e um empate.
A sequência de resultados ruins jogou o time para a oitava colocação entre os doze e ele pode até entrar na zona de rebaixamento ao final da 12ª rodada. Soma 12 pontos e o Uppsala, o 11º e primeiro na zona da degola, tem dez, mas em 11 compromissos disputados. Djurgården, o nono, e Vittsjö, em 10º, também somam dez pontos. O lanterna é o Växjö com oito. Os três têm 11 jogos.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Já na Dinamarca, o Nordsjælland, da goleira Taty Amaro, conheceu na quarta rodada a primeira derrota no campeonato local. O time da brasileira, que está emprestada pelo Corinthians até o final do ano, saiu na frente logo aos 12 minutos, mas no segundo tempo, tomou a virada em dois minutos, aos 12 e aos 14.
Foi o segundo jogo sem vitória do time de Taty Amaro, já que elas vêm de um empate na rodada anterior do nacional de futebol feminino da Europa.
Como havia vencido os dois primeiros jogos, soma sete pontos e está na quarta colocação dentre os oito participantes. Tem a mesma pontuação do Køge, três atrás do líder ThistedQ e do segundo colocado Brøndby. A quinta rodada será no sábado (29) com Nordsjælland enfrentando o Køge.