8 5
Siga o OTD

Futebol

Novo critério faz da seleção masculina a maior campeã sub-17

Após pedido da CBF, FIFA altera contagem de títulos e faz Brasil empatar com a Nigéria com quatro conquistas

Brasil tem quatro conquistas no sub-17
Em 2019 o Brasil se tornou tetra ao vencer Mundial sediado no país (Alexandre Loureiro/CBF)

Tetracampeão mundial na categoria sub-17, o Brasil se tornou o país mais vencedor da categoria ao lado da Nigéria. A liderança deu-se após uma mudança nos critérios adotados pela Fifa, que ajustou o agrupamento de títulos e separou as conquistas Sub-16 e Sub-17. Assim, a equipe africana “perdeu” um título na contagem da categoria.

A revisão do critério foi feita após pedido formal feito pela CBF. Em carta datada de 12 de agosto e assinada pelo presidente Gianni Infantino, a Fifa confirma que “o Brasil de fato venceu quatro Copas Mundiais Sub-17, assim como a Nigéria”.

+ Seleção feminina sub-17 volta mirando prevenção de lesões

Anteriormente, a Fifa considerava a soma dos títulos obtidos nas duas categorias (Sub-16 e Sub-17) no ranqueamento. Com a mudança, a Nigéria passou a ter um título na categoria sub-16 e quatro na sub-17.

Brasil sub-17 maior campeão
Medalha da conquista da Seleção Sub-17 na campanha de 2019 (Lucas Figueiredo/CBF)

Tetra em casa

A Copa do Mundo Sub-16 foi organizada apenas em três edições (1985, 1987 e 1989). Desde 1991, o torneio deu lugar à competição para jogadores de até 17 anos. O Brasil ergueu taça em 1997, no Egito; 1999, na Nova Zelândia; na Finlândia em 2003 e em 2019, quando se sagrou tetra com a taça conquistada na primeira edição do torneio sediada no Brasil.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O torneio é conhecido por apresentar ao mundo os jovens mais promissores em seus respectivos países. Ao todo, 257 jogadores que passaram pela disputa na categoria sub-17 alcançaram vaga nas seleções principais e participaram de uma Copa do Mundo entre os adultos. Treza deles tiveram a chance ainda de conquistar o Mundial com a seleção principal do seu país após ter atuado na sub-17. Ronaldinho Gaúcho faz parte desse seleto grupo.

Antes mesmo da mudança do critério o Brasil já é considerado o maior campeão entre os torneios da categoria de base. São nove títulos mundiais somados os das equipes sub-17 e sub-20, sendo quatro conquistados nas competições até 17 anos e cinco nas até 20. Vale lembrar que entre os adultos o país também é o destaque com cinco conquistas.

Mais em Futebol