A bola voltará a rolar pelas competições nacionais de futebol neste mês de agosto. Os times entrarão em campo e o calendário estará repleto de partidas. Mas, em meio à pandemia de coronavírus, o futebol está passando por adaptações. Assim, a CBF (Confderação Brasileira de Futebol) elaborou a um documento com diretrizes técnicas operacionais para o retorno das competições.
O documento, com 60 páginas, tem como objetivo informar e esclarecer sobre protocolos que devem ser aplicados nas competições organizadas pela CBF, especificamente, os detalhes da operação das partidas.
+Volta do Brasileiro Feminino terá reedição da final de 2019
As medidas estabelecidas para o retorno das competições de futebol levam em consideração que a retomada do futebol se dará sem público. Além disso, todas as partidas serão realizadas com acesso restrito ao campo de jogo e vestiários.
Este será limitado aos funcionários essenciais à administração do estádio no dia da partida, atletas das equipes e respectivas comissões técnicas, além da arbitragem, delegados da partida e controle de dopagem. Qualquer alteração será devidamente comunicada e o documento, ajustado.
“Esse documento é resultado de meses de trabalho conjunto de todas as diretorias da CBF, com a colaboração de diversos setores da sociedade e do futebol brasileiro. Vivemos um momento atípico, sem precedentes na história moderna. A roda do futebol volta a girar, mas em um contexto inédito. Estamos tomando o máximo de precaução para prezar pela saúde e segurança de todos os envolvidos, dentro e fora do campo”, ressaltou o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
A diretriz foi incluída no Regulamento Específico (REC) de cada competição a ser iniciada ou reiniciada sob coordenação da CBF em 2020. Ela permanecerá em vigor, em razão da pandemia da coronavírus-19, enquanto houver necessidade.