Após decidir no mês de maio que todas as competições marcadas para 2020 permitiram cinco substituições por partida, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) optou por estender a medida até 2021 por conta da pandemia do coronavírus.
Competições que terminarão até 31 de julho de 2021 e torneios internacionais marcados para julho e agosto do ano que vem permitirão a troca de até cinco jogadores.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
O objetivo, segundo a entidade, é proteger e preservar o bem-estar dos jogadores. A entidade reconhece o impacto físico que a paralisação dos campeonatos devido à pandemia de coronavírus pode ter sobre o corpo dos atletas.
A extensão se deve a uma série de fatores, incluindo:
- algumas competições que voltaram em 2020 podem dar aos atletas um tempo de recuperação menor do que o apropriado até o começo da próxima temporada
- Para muitas competições, a temporada 2020/21 envolverá um tempo menor entre uma partida e outra. Isso acontecerá devido a atrasos e a impossibilidade de término mais tarde do que o normal de algum dos maiores torneios internacionais.
Exceções
Para evitar interrupções no jogo, no entanto, cada equipe terá apenas três oportunidades para fazer substituições. Ou seja, os times que optarem pelas cinco substituições terão de fazer pelo menos duas trocas duplas.
Em campeonatos que preveem uma substituição adicional na prorrogação, a regra deverá ser mantida. Com isso, uma equipe poderá ter até seis substituições.