A Copa do Mundo de futebol feminino, realizada na França no ano passado e que terminou com o tetracampeonato dos Estados Unidos, continua mostrando um grande sucesso em diversas áreas. Além do recorde de público e do grande retorno financeiro, o evento foi um marco no desenvolvimento físico das atletas, segundo estudo da Fifa.
O estudo mostra que as demandas físicas do futebol feminino aumentaram nos últimos anos e que o condicionamento das atletas cresceu, elevando o nível e a intensidade do jogo. Foram analisadas 436 jogadoras de 24 países durante a Copa da França.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“A primeira grande surpresa foi a drástica mudança do condicionamento das jogadoras na Copa do Mundo de 2015 no Canadá comparada ao torneio de 2019 na França, especialmente se observarmos as pequenas mudanças ocorridas entre 2011 e 2015,” avalia o pesquisador da Universidade de John Moores em Liverpool e consultor físico da equipe do Barcelona, Paul Bradley, um dos responsáveis pelo estudo.
“Observamos um aumento de 16% a 32% no nível de intensidade da corrida das jogadoras de todas as posições da Copa do Canadá para a da França. Isso é uma prova clara da evolução do futebol feminino,” acrescentou o cientista.
Dawn Scott, coordenadora de performance da seleção dos Estados unidos de 2010 a 2019 e também integrante da equipe do estudo, complementa: “Fica evidente que em 2019, as jogadoras correm distâncias maiores e de maneira mais rápida do que em 2015. Isso significa que os times de pior ranking completaram atividades bem mais intensas nesse ano, o que pode refletir no aumento dos níveis de condicionamento físico.”
Em 2023
Segundo os cientistas, a tendência é que o nível físico das atletas aumente cada vez mais.
A próxima edição da Copa do Mundo feminina ocorrerá em dois países diferentes. A candidatura conjunta de Austrália e Nova Zelândia venceu a concorrência e as duas nações vão sediar a próxima edição do evento.
O Brasil também estava na disputa, as retirou sua candidatura antes do anúncio oficial feito pela Fifa.