A bola rolou neste sábado (27) pela primeira rodada da NWSL Challenge Cup 2020 e Debinha foi a autora do gol inicial da competição. A brasileira abriu o placar para o North Carolina Courage na vitória de seu time nos acréscimos diante do Portland Thorns, por 2 a 1. O torneio marca o retorno do futebol feminino dos Estados Unidos após a pandemia de coronavírus. Os jogos serão realizados em Utah até dia 26 de julho.
+ Fernandinha marca e Pitea estreia com vitória na Suécia
Debinha começou a partida entre as titulares ocupando o lado direito do meio-campo da equipe de North Carolina, atual bicampeão da NWSL. A brasileira, MVP da edição de 2019 do campeonato, balançou as redes aos 30 minutos do segundo tempo. Aos 29 da etapa final, Hailie Mace entrou em campo e em seu primeiro lance avançou pela direita e cruzou para Debinha dividir com a goleira e sair para comemorar.
Empate antes da vitória
No entanto, o North Carolina sofreu empate cinco minutos depois. Em bola lançada na área, a goleira Stephanie Labbe espalmou após cabeçada, no entanto, deu azar e a bola bateu na trave, voltou em suas costas e sobrou para a atacante Simone Charley empatar. A equipe de Debinha retomou a dianteira em mais uma jogada pela direita. A meio-campista Samantha Mewis cruzou e a camisa 9, Lynn Willians, cabeceou para fechar o placar.
+ Austrália e Nova Zelândia sediarão Copa do Mundo Feminina 2023
A NWSL Challenge Cup 2020 conta com mais seis clubes: Chicago Red Stars, Washington Spirit, Houston Dash, Utah Royals FC, OL Reign e Sky Blue FC. Chicago e Washington se enfrentam ainda neste sábado. Já Houston encara o Utah e o OL Reign enfrenta o Sky Blue FC neste domingo (28). Na partida de estreia, as atletas se ajoelharam durante o hino dos Estados Unidos.
Regulamento diferente em 2020
A Challenge Cup 2020 foi planejada inicialmente com nove clubes da NWSL e 25 partidas. As oito melhores equipes avançariam para a fase decisiva, porém, no dia 22 de junho o Orlando Pride anunciou que não participaria da competição porque seis jogadoras da equipe testaram positivo para coronavírus. No dia seguinte, a NWSL comunicou um cronograma revisado com a participação de oito times em um torneio de 23 jogos.
+ Neném dá duas assistências, Red Angels goleia e lídera o Coreanão
Visando minimizar o impacto causado pelo coronavírus, os clubes da NWSL puderam inscrever até 28 atletas e poderão realizar até cinco substituições, seguindo as regras temporárias da IFAB (International Football Association Board). Para manter o evento seguro, as equipes ficarão em quarentena durante o torneio na “vila NWSL”, com as acomodações fornecidas pela Dell Loy Hansen, proprietária do Utah Royals FC.
Todas as atletas e outros integrantes dos clubes serão testados para o coronavírus 48 horas antes do jogo e estarão sujeitos a testes, medição de temperatura e revisão de sintomas. Todos os confrontos da competição serão realizados com portões fechados e no estádio Zions Bank, em Utah.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Brasileira Debinha abre o placar
2019 #NWSLChampionship MVP and now first goalscorer at the #NWSLChallengeCup. @Debinha7 is always on a mission.
— NWSL (@NWSL) June 27, 2020
1-0 | #NCvPOR
Tune in now on @CBS, @CBSAllAccess, and @Twitch. pic.twitter.com/ZynNgO2rd1
Empate do Portland
⚡️ fast reaction from @ThornsFC and @SimoneCharley has us tied!
— NWSL (@NWSL) June 27, 2020
1-1 | #NCvPOR | #NWSLChallengeCup
Tune in now on @CBS, @CBSAllAccess, and @Twitch. pic.twitter.com/3pEyqcTYJa
Time da brasileira vence nos acréscimos
.@lynnraenie sends @TheNCCourage into jubilation with a late goal!
— NWSL (@NWSL) June 27, 2020
2-1 | #NCvPOR | #NWSLChallengeCup
Tune in now on @CBS, @CBSAllAccess, and @Twitch. pic.twitter.com/igEA7ywkF2