A assembleia extraordinária convocada para a definição do Campeonato Italiano de futebol feminino, ocorrida nessa quinta-feira (4), teve muitas discussões, não deu em nada e nenhuma proposta para o retorno da Serie A feminina foi aceita.
Reunião à italiana
Segundo o site Calcio Feminino, o encontro online durou mais de cinco horas e não foi nada pacífico. No melhor estilo italiano, ficou marcada por muita gritaria e bate-boca entre os dirigentes.
As informações dizem que os times “menores” não aceitaram as propostas do protocolo de segurança e saúde apresentadas para o reinício do campeonato e as vetaram. Há, entretanto, o desejo de retornar aos gramados por parte destes clubes.
Presidente vem aí
Por esse motivo, uma nova reunião online foi marcada para a próxima segunda-feira (8). Nesse novo encontro haverá a participação de Gabriele Gravina, presidente da federação nacional de futebol. Caberá a ele a decisão final sobre o destino do Campeonato Italiano feminino.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Juventus, Milan e Sassuolo já retornaram atividades, levando em consideração as normas de segurança e saúde. Contudo, times que contam com jogadoras estrangeiras, como é o casa da Roma, de Andressa Alves, terão problemas por conta da necessidade de retorno das atletas para a Itália.
O grupo de céticos com o possível retorno da Serie A feminina aumenta cada vez mais. A ex-treinadora do Milan Carolina Morace, por exemplo, declarou que não vê motivos para retomar o campeonato, principalmente pelas diferenças entre os clubes.
Mundos Distintos
Se no italiano feminino de futebol ainda se tem uma indefinição, no masculino é diferente. De acordo com o ministro do Esporte do país, Vincenzo Spadafora, a primeira divisão da modalidade retornará no dia 20 de junho. Além disso, existe a possibilidade da Copa Itália ser disputada nos dias 13 e 20 do mesmo mês.
+ Japão terá liga de futebol feminino a partir de 2021
Outros países europeus
Diferente do que aconteceu Itália, que segue com seus torneios suspensos, em países como Espanha e Inglaterra a atual temporada foi declarada como encerrada. Na Terra da Rainha, o Chelsea foi coroado como o campeão inglês. Na Espanha, o Barcelona ficou com o título e o Atlético de Madrid, da brasileira Ludmilla, garantiu vaga na Champions League.
+ Confrontos da Challenge Cup da NWSL são definidos após sorteio
Outras ligas europeias importantes já retornaram ou estão em vias de. Na Alemanha, por exemplo, o time de Letícia Santos reestreou com vitória na Bundesliga feminina.
O campeonato sueco, onde joga a brasileira Fernandinha, ainda não havia sido iniciado quando a pandemia atingiu o mundo. Seu início, portanto, foi adiado e agora ocorrerá no dia 27 de junho.