O Palmeiras venceu o Petrolina, de Pernambuco, por 2 a 0 e chegou a segunda vitória na Copa São Paulo de Juniores. Com o resultado, o Verdão já está garantido na segunda fase do torneio. Agora, na última rodada, define a liderança do Grupo 17 com a Ferroviária, que também venceu os dois primeiros jogos.
O Jogo
Depois de uma vitória de virada contra o União-MT na primeira rodada, o Palmeiras entrou em campo na Fonte Luminosa, em Araraquara, tentando resolver a partida logo no começo. Nos primeiros 5 minutos do jogo, o Verdão teve total domínio, trocando passes e buscando as ações.
Logo aos 4 minutos, a equipe paulista conseguiu abrir o placar com Fabrício. Depois de belo cruzamento de Marcelinho, Fabrício subiu sozinho e, de cabeça, conseguiu marcar o primeiro em Araraquara.
O Petrolina tinha dificuldades e conseguiu montar o primeiro ataque apenas aos 13 minutos, mas a bola nem chegou no goleiro Magrão.
A melhor chance do time de Pernambuco veio aos 23 minutos. Wallace saiu cara a cara com Magrão e o goleiro palmeirense conseguiu tirar o perigo.
Aos poucos, o Petrolina conseguiu melhorar e passou a tocar a bola. Mesmo assim, não levava perigo ao gol de Magrão e o Palmeiras continuava superior.
Aos 19, Gabriel Silva saiu na cara do goleiro Leanderson e teve a chance de ampliar. Mas, na hora da finalização, chutou muito forte e a bola foi para fora. No minuto seguinte, o mesmo Gabriel Silva quase marcou um golaço. Depois de bate e rebate na área, o camisa 10 chutou de calcanhar e obrigou o goleiro Leanderson a fazer grande defesa.
A chuva começou a cair forte em Araraquara e o jogo esfriou. Ainda assim, o Palmeiras conseguiu chegar ao segundo gol, mais uma vez com Fabrício. Ramon avançou até a linha de fundo e cruzou na área. Nogueira cabeceou para o meio e a bola sobrou para Fabrício empurrar para as redes e fazer 2 a 0 na partida.
+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COMPETIÇÃO
Chuva esfria o confronto
No segundo tempo, a chuva deixou o campo pesado e ambas as equipes tinham dificuldades nas trocas de passes. O Palmeiras ainda dominava as ações no ataque, mas tinha dificuldades em dar o passe final. O Petrolina mantinha a marcação forte, mas não tinha forças ofensivas. O jogo passou a ser mais truncado e com muitas faltas – e cartões amarelos. O técnico Wesley Carvalho aproveitou a oportunidade para rodar o elenco e fez 6 substituições na segunda etapa.
As duas equipes tiveram algumas chances de gol no segundo tempo, mas nenhuma levou muito perigo aos goleiros. Aos 10 minutos, Gabriel Silva invadiu a área e o goleiro Leanderson conseguiu encostar na bola e mandar para a linha de fundo.
Aos 37, Magrão, do Palmeiras, se atrapalhou com a bola molhada e, na sobra, Gabriel Bonfim, livre, não conseguiu o chute. Aos 43, Lincon bateu a cobrança de falta direto para o gol, mas a bola foi para fora. E aos 46, Lucas Cordeiro teve outra chance, que Leanderson defendeu. Final de jogo, 2 a 0 para o Palmeiras.
“É um grupo novo, muitos garotos estão subindo do sub 17. Nós queríamos fazer 6 gols para ficarmos em priemeiro, mas o jogo ficou difícil. Agora vamos jogar contra a Ferroviária para ganhar.”, declarou Thomás, do Palmeiras.
Em segundo lugar no Grupo 17 por causa do saldo de gols, o Palmeiras enfrenta a líder Ferroviária na próxima quarta-feira (9), às 21h30, de olho no primeiro lugar do grupo.
O Verdão busca o título inédito do torneio e foi vice-campeão nas edições de 1970 e 2003. Esta é a quarta vez em que o time palestrino tem Araraquara como sede na primeira fase — a cidade também recebeu o Palmeiras em 2009, 2012 e 2017.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
A 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior terá a participação de 128 clubes divididos em 32 sedes na primeira fase. Os dois melhores de cada chave avançam para a segunda fase, que já será disputada em formato mata-mata. Serão seis etapas eliminatórias no total, todas em jogo único, com a final marcada para o dia 25 de janeiro, no estádio do Pacaembu.
Acompanhe ao vivo – Palmeiras x Petrolina – Copa São Paulo