8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Doze equipes iniciam disputa pela taça da Copa de Futebol de 5

Agafuc, do Rio Grande do Sul, e Cedemac, do Maranhão, são dois dois destaques que participam da competição, com final marcada para domingo

Copa Brasil de Futebol de 5
(Washington Alves/EXEMPLUS/CPB)

Doze times de oito estados brasileiros começam nesta segunda-feira (28) a duelar pelo troféu da Copa de Futebol de 5 – Série A. O palco do campeonato é o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A decisão da Copa de Futebol de 5 – Série A está marcada para domingo (3), com transmissão ao vivo do SporTV.

As equipes estão divididas em três grupos com quatro em cada. Avançam para as quartas de final os oito melhores classificados da primeira fase no geral, independente dos grupos.

No Grupo A estão Agafuc-RS; Apadv-SP; UBC-BA; Cadevi-SP. No Grupo B estão Cedemac-MA; ICB-BA; ADVP-PE; Ismac-MS e no Grupo C estão Apadevi-PR; Urece-RJ; CEIBC-RJ; AMC-MT.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA

A Copa de Futebol de 5 é a principal competição de clubes do Brasil chega à sua nona edição desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) começou a administrá-la, em 2011.

Antes chamada apenas de Copa Brasil, foi disputada pela primeira vez em 1984, na capital paulista.

A Agafuc, do Rio Grande do Sul, é uma das favoritas e tentará o tricampeonato consecutivo. Porém, terá desfalques importantes dos jogadores argentinos Coki Padilla e Ángel Deldo, convocados para defender a seleção de seu país.

O Cedemac, do Maranhão, vice nas duas últimas edições, manteve a base e se reforçou com o experiente Bill, atleta com diversos títulos conquistados na seleção brasileira.

Copa de Futebol de 5.

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE FUTSAL PARA CEGOS – AGAFUC/RS
Fundação: 27/11/2010.
Atletas: Matheus; Luan Lacerda; Damião; Nonato; Adrian; Rafael Martins; Andre Trevisol; Maurício Dumbo; Ricardinho; Tiago Paraná.
Técnico: Rafael Astrada de Dorneles.
Títulos da Série A: 3 (2018, 2017, 2015).

“A Agafuc vem bem preparada e muito focada para correr atrás do título do campeonato de clubes mais forte do mundo”
– Ricardinho, ala

ASSOCIAÇÃO DE PAIS, AMIGOS E DEFICIENTES VISUAIS – APADV/SP
Fundação: 13/03/1993.
Atletas: Leonardo Cardoso; Wesley; Fabrício; Samir; Caue Santos; Gledson; Sandro; Juliano; Jhon Gonzalez; Braian Lopez.
Técnico: André Vicente de Oliveira.
Títulos da Série A: 0.

“Estamos bem motivados, bem confiantes que podemos ir mais longe esse ano, treinamos bastante, e tivemos alguns reforços que com certeza irão agregar bastante para um melhor desempenho da nossa equipe”
– Gledson, ala

UNIÃO BAIANA DE CEGOS – UBC/BA
Fundação: 27/02/2010.
Atletas: Everton; Toni; Anderson; David Peralta; Evandro; Ezequiel; Juan Pablo Santacruz; Marivaldo; Moises; Paulo Roberto.
Técnico: Sérgio Oliveira Benevides Junior.
Títulos da Série A: 0.

“A equipe vem se preparando forte. Teremos uma competição difícil, pois caímos num grupo muito complicado. Obviamente, tentaremos passar às quartas de final. A Série A é um campeonato de alto nível. É um orgulho poder participar dela” – Juan Santacruz, ala

CENTRO DE APOIO AO DEFICIENTE VISUAL – CADEVI/SP
Fundação: 15/02/1984.
Atletas: Daniel Dias; Ronaldo; Itamar; Francisco; Beltrão Souza; Alexandro; Alefe; Julian Tellez; Otavio Lourenço; Sergio Alamar.
Técnico: Ivan de Oliveira Freitas.
Títulos da Série A: 0.

“O time vem muito forte, muito unido, e com consciência das nossas virtudes. Além disso, com uma vontade imensa de surpreender nesta Série A”
– Alefe, ala

CENTRO DESPORTIVO MARANHENSE DE CEGOS – CEDEMAC/MA
Fundação: 20/12/2012.
Atletas: Abraão; Daniel Silva; Marcos; Heider; Marcus Vinicius; Jose Mauricio Nunes; Jardiel; Jairo; Daniel Faria; Bill.
Técnico: Laryssa Walleska Corrêa Macêdo.
Títulos da Série A: 0.

“O Cedemac chega muito bem preparado, cada atleta já sabe o que tem de fazer. Treinamos bastante durante o ano, fomos campeões regionais, mas é algo que ficou para trás. Vamos em busca do título, assim como todas as equipes”
– Jardiel, ala

INSTITUTO DE CEGOS DA BAHIA – ICB/BA
Fundação: 30/04/1933.
Atletas: Erenilto; Ricardo; Cássio; Tiago Bahia; Jefinho; Maicon; João Batista; Adailton; Selmi; Felipe.
Técnico: Gerson Coelho Coutinho.
Títulos da Série A: 7 (2016, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009).

“O ICB chega querendo brigar mais uma vez pelo título. Sabemos que nosso desempenho não foi tão bom nos últimos anos, mas temos uma equipe forte que sempre deseja as vitórias. Não somos a principal favorita, mas temos uma força coletiva muito grande, de um grupo que está junto há muitos anos, e isso pode fazer a diferença”
– Jefinho, ala

ASSOCIAÇÃO DO DEFICIENTES VISUAIS DE PETROLINA – ADVP/PE
Fundação: 11/07/2001.
Atletas: Jean; Anderson; Gilsonei; Josenildo; Fernando; Antonio Malan; Panizza; Izaias; Daniel Benites.
Técnico: Vitor Marinho Pergentino de Santana.
Títulos da Série A: 0.

“A gente está muito focado, treinando forte durante todos os meses que antecederam o campeonato. Vamos em busca, primeiro, da classificação. Daí em diante, vamos vendo o que o campeonato nos proporciona”
– Izaias, ala

INSTITUTO SUL-MATOGROSSENSE PARA CEGOS FLORIVALDO VARGAS – ISMAC/MS
Fundação: 04/02/1957.
Atletas: Gabriel; Eric; David Ivo; Ataualpa; Fernando; Antonio Pereira; Evelio Pavón; Marquinhos; Rodrigo Felix; Alejandro Mosson.
Técnico: Gilson Kamiya.
Títulos da Série A: 0.

“A equipe vem muito motivada, principalmente pelos últimos resultados dos dois últimos anos. Fomos vice do Regional em 2018, campeões da Série B, ganhamos o Regional em 2019… Mantivemos a base do grupo e trouxemos reforços como o Marquinhos, multicampeão com a seleção brasileira. Queremos dar trabalho”
– Eric, goleiro

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS DEFICIENTES VISUAIS – APADEVI/PB
Fundação: 22/06/1985.
Atletas: Victor Berckamp; Matheus da Costa; Rogério; José Jhonson; Fábio Almeida; Jonatan; Lucas Almeida; Juan Quintero; Roberto Sasaki; Lucas Rodrigues.
Técnico: Marcus Vinicius Ferreira De Sousa.
Títulos da Série A: 0.

“As expectativas para o Brasileiro são altas, nos preparamos da melhor maneira. Estamos em boas condições físicas, a equipe tem treinado com intensidade e vamos lutar para levar a taça para Campina Grande” – Juan Quintero, ala

URECE ESPORTE E CULTURA – URECE/RJ
Fundação: 25/10/2005.
Atletas: Matheus Viana; Wesley; Anderson Dias; Liwisgton; Claudio Hilton; Júlio Serpa; Francisco; Luis Fernando; Angelo; Julio Cesar.
Técnico: Fausto Maioli Penello.
Títulos da Série A: 0.

“Estamos só com os atletas da casa, bem confiantes, treinando forte. Não vai ter nenhum reforço de fora além do goleiro Wesley, que vem de Manaus”
– Liwisgton, ala

CAIXA ESCOLAR DO INSITUTO BENJAMIN CONSTANT – CEIBC/RJ
Fundação: 26/02/1891.
Atletas: Milton; Ramon; Wallace; Felipe Sabino; Thiago Nascimento; Christian; Sandro Laina; Rafael; Ezequiel; Alberto.
Técnico: Higor Cruz da Silva.
Títulos da Série A: 2 (2008, 2007).

“A equipe vem forte, competitiva para alcançar nosso primeiro objetivo, que é passar da primeira fase”
– Felipe Sabino, ala

ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DOS CEGOS – AMC/MT
Fundação: 28/04/1990.
Atletas: Thiago; Marcos Vinicius; Joede; Joelson; Mauro Germano; Leandro Martins; Urineu; Luciano Augusto; Teófilo Sanches.
Técnico: Leonardo Carloto Ribas.
Títulos da Série A: 3 (2004, 2003, 2002).

“Estamos com uma expectativa muito alta de fazer um excelente campeonato e ficar, pelo menos, entre os seis e voltar a praticar aquele futebol que a AMC tanto praticou alguns anos atrás. Garra, motivação, determinação e força de vontade, não vão faltar para nós”
– Urineu, ala

* Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia