O América-MG largou em desvantagem na disputa por uma vaga na elite do futebol feminino nacional. Na noite desta sexta-feira (12), melhor para o Grêmio, que venceu por 2 a 1 mesmo como visitante, em duelo válido pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro A-2. As redes do Sesc Venda Nova foram balançadas por Lilian, para o América, enquanto Karina e Katrina fizeram para as gaúchas.
A disputa por uma vaga na semifinal e, consequentemente o acesso à Série A-1, será definida no confronto da volta. A partida está marcada para o próximo sábado, dia 20 de julho, às 15h, no Estádio Vieirão, em Gravataí (RS).
Para conseguir o acesso, o América-MG precisa de dois ou mais gols de diferença para reverter a vantagem. Triunfo pelo placar mínimo leva a definição para os pênaltis. Qualquer outro placar é favorável ao Grêmio, que ainda contará com o apoio da torcida.
O JOGO
Mesmo atuando fora de casa, as gaúchas começaram marcando alto e dificultaram a saída de bola do América-MG. E a pressão inicial surtiu efeito, quando Karina, aos 7 minutos, invadiu a área pela direita e chutou forte para vencer a goleira Carol: 1 a 0.
Apesar da desvantagem, o América se encontrou no jogo e melhorou a troca de passes no meio-campo, o que possibilitou chegadas ofensivas. Inicialmente, o Coelho assustou de longe, com chutes de Bia e Aninha. Até que aos 40 minutos, Lilian roubou bola no campo ofensivo, driblou a goleira e empatou o jogo.
O equilíbrio da etapa inicial se manteve nos primeiros minutos do segundo tempo e as duas equipes tinham dificuldades de criar chances claras. Aos 18 minutos, a defesa se atrapalhou e cometeu pênalti após bola alçada na área e, no minuto seguinte, Katrina converteu: 2 a 1 para o Grêmio.