Recuperada de lesão, Marta não só começou jogando diante da Austrália nesta quinta-feira (13), como balançou as redes e chegou ao 16º gol em Copas do Mundo. Com o tento, a camisa 10 da seleção de futebol feminino passou a dividir o posto de maior goleadora da história do torneio com o alemão Miroslav Klose.
O gol foi o primeiro da partida contra as australianas, que acabaram vencendo por 3 a 2. Marta terá pelo menos mais uma chance de superar o alemão, já que o Brasil fecha sua participação na primeira fase da Copa do Mundo de futebol feminino jogando contra a Itália, na terça (18).
E como se não bastasse ser a maior goleadora da história da Copa do Mundo, a rainha Marta escreveu seu nome na história também como a primeira jogadora, tanto do futebol feminino quanto no masculino, a balançar as redes em cinco edições diferentes da competição.
Em 2007, Marta marcou seu maior número de gols em uma mesma Copa do Mundo, foram sete, feito que lhe garantiu a artilharia da edição na Alemanha. Ela marcou dois contra a Nova Zelândia (5 a 0), outros dois contra a China (4 a 0), um contra a Austrália nas oitavas de final (3 a 2), e dois contra os Estados Unidos na semifinal (4 a 0).
O primeiro dela foi quatro anos antes, em 2003, na primeira que participou. Foi na vitória por 3 a 0 contra a Coreia do Sul. Depois anotou mais um contra a Noruega (4 a 1) e outro contra a Suécia (1 a 2). Em 2011 foram mais dois contra a Noruega (3 a 0) e contra os Estados Unidos nas quartas de final (2 a 2).
Em 2015 ela marcou apenas um, na vitória por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul.