8 5
Siga o OTD

Futebol

Brasil toma virada da Austrália na Copa do Mundo

Com gols de Marta e Cristiane, Brasil sai na frente, mas toma a virada e se complica na Copa do Mundo da França.

Assessoria / CBF

O Brasil voltou a campo nesta quinta-feira (13) para enfrentar a Austrália pela Copa do Mundo de futebol feminino, na cidade de Montpellier, França. Marta foi titular e abriu o placar. Cristiane fez o 2 a 0, mas a Austrália virou com três gol, um deles contra de Mônica.

Na estreia, o Brasil venceu a Jamaica por 3 a 0, com três gols da atacante Cristiane. Caso derrote as australianas pode garantir a vaga para as oitavas de final. Isso porque as australianas perderam na estreia para a Itália, por 2 a 1.

Na terceira rodada da Copa do Mundo de futebol feminino, o Brasil enfrenta a Itália, na terça-feira (18). Os classificados do grupo em que a seleção de futebol feminino está na Copa do Mundo, o grupo C, enfrentam nas oitavas ou o segundo colocado do grupo A ou o melhor terceiro entre os integrantes das chaves A, B e F. O mata mata começa no dia 22 de junho.

+CONFIRA A TABELA DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO

O jogo

A atuação do Brasil foi praticamente impecável na etapa inicial diante da Austrália. Bem compactada e fatal nos contra-ataques, a Seleção saiu para o intervalo vencendo por 2 a 1. O primeiro gol nasceu de boa troca de passes, de pé em pé, até Tamires encontrar Letícia Santos, que foi puxada pela camisa por Knight, dentro da área. A árbitra marcou pênalti.

Na cobrança, Marta bateu com categoria, deslocando a goleira Willians, que nem sequer saiu na foto. O segundo gol, aos 38, foi verdadeira obra de arte brasileira. Tamires aplicou linda caneta (ou ovinho) em Gielnik, tocou para Debinha, que foi à linha de fundo e cruzou. Cristiane, sempre bem posicionada, subiu mais alto que a defesa australiana e cabeceou no canto, no contrapé de Willians, balançando as redes pela quarta vez neste Mundial.

Mas, nos minutos finais, a Austrália começou a oferecer perigo nas bolas aéreas. E foi em uma delas que, aos 46 minutos, acabou marcando com Foord, que apareceu na pequena área e empurrou para o fundo da rede de Bárbara.

O técnico Vadão promoveu duas alterações no intervalo: colocou Ludmila e Luana, respectivamente nas vagas de Marta e Formiga. A Austrália, que voltou um pouco melhor no segundo tempo, conseguiu virar o placar antes da metade do período. A Seleção por pouco não fez o terceiro no início, com Debinha infiltrando na área e chutando para tirar tinta da trave. Mas, aos poucos, o Brasil começou a recuar seu posicionamento.

Na marca dos 12 minutos, Lorgazo cruzou, a trajetória da bola enganou a Bárbara e foi morrer no fundo do gol. Depois, aos 23, após nova bola alçada na área brasileira, a zagueira Mônica tentou cortar e acabou fazendo contra. A árbitra precisou do auxilio do vídeo para confirmar o terceiro gol australiano. Depois da virada, aos 29, Vadão tirou Cristiane e colocou Bia Zaneratto. A Seleção ainda teve um lance duvidoso não marcado a seu favor: na marca dos 46 minutos, após bola na área, Andressa se enrolou com a zagueira australiana.

Optando por não rever a jogada em vídeo, a árbitra não marcou o pênalti. Nos momentos finais, a Seleção Brasileira até tentou pressionar, mas não conseguiu furar a retranca que a equipe australiana montou.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Futebol