Um dos principais eventos de futebol de 5 do ano é o Campeonato das Américas IBSA 2019, de 4 a 9 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição ganhou ainda mais importância nesta quarta-feira, 13, após a Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês) oficializar o continental como um dos torneios classificatórios para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
“Foi com imensa alegria que recebemos esta confirmação. Tenho certeza que vamos realizar um evento de excelência, à altura do futebol de 5, uma modalidade que os brasileiros aprenderam a gostar, principalmente após os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O Campeonato das Américas IBSA já seria um evento de grande importância, e com a disputa das vagas para Tóquio 2020, será ainda mais emocionante”, celebrou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), José Antônio Ferreira Freire.
Esta será a primeira competição internacional de eventos da IBSA e espera-se que as principais forças do continente americano estejam presentes na corrida pela vaga para as Paralimpíadas. Anfitrião, o Brasil assegurou um lugar na Terra do Sol Nascente no ano passado, quando conquistou o pentacampeonato Mundial, na Espanha.
No entanto, a disputa está aberta e promete ser acirrada. Seleções como Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Costa Rica, Chile, Uruguai, Peru, entre outras, são esperadas na competição. A abertura do torneio será no dia 4 de junho, com transmissão ao vivo pela internet.