A Sociedade Esportiva Palmeiras promove nesta quarta-feira (13), a partir das 11h, uma coletiva de imprensa para anúncio da nova equipe de futebol feminino do clube para a temporada 2019. Realizado em parceria com a Prefeitura de Vinhedo-SP, o projeto visa a participação do time nas principais competições profissionais do país.
A equipe alviverde conta com atletas que tiveram passagens pela Seleção Brasileira e será treinada pela experiente Ana Lúcia Gonçalves, técnica com vasto histórico de revelar nomes para as Seleções Brasileiras de Base e Principal. Ex-Ponte Preta, Ana é pós-graduada em fisiologia do exercício pela Unifesp e em treinamento desportivo pela Unicamp.
Histórico – Futebol Feminino
O futebol de campo feminino do Palmeiras foi introduzido no ano de 1997, sendo o clube um dos pioneiros na prática e popularização do esporte. Desde então, o Verdão desenvolveu algumas parcerias com prefeituras de cidades paulistas, como São Bernardo do Campo (2005-2006), Salto (2008), Bauru (2012) e, atualmente, Vinhedo (2019).
A principal conquista da equipe feminina palmeirense foi o Campeonato Paulista de 2001, após vitória sobre a Matonense na decisão por 1 a 0. No ano anterior, o time bateu na trave no estadual diante da Portuguesa. A nível nacional, o Alviverde acumula um vice-campeonato brasileiro, em 1999.
Nomes como Maravilha, Tânia Maranhão, Elaine, Cidinha, Robertinha, Gisele Priscila, Sissi, Nilda, Formiga e Michele tiveram passagens destacada na equipe palmeirense e na Seleção Brasileira, além do técnico Filpo Nuñez, que também foi treinador da Primeira Academia do clube.
Conquistas
Vice-campeonato Brasileiro: 1999
Campeonato Paulista: 2001
Jogos Regionais: 2005, 2008 e 2010