Partiu acompanhar uma nova modalidade olímpica? O Flag Football começa a dar seus primeiros passos rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Nesta terça-feira (27), começa o Mundial da modalidade em Lahti, na Finlândia, que irá até o dia 30 deste mês. O Brasil conta com seleções no masculino e feminino e já estreia no primeiro dia de evento.
- Rayssa Leal lidera a bateria e avança para a final da SLS Tóquio
- Wiggins marca 30 e os Warriors vencem Pelicans
- Superliga: Brasília emplaca 3ª vitória seguida; Fla perde de novo
- ‘Edsons’ ficam em 8º lugar no Pan-Americano de bobsled
- Arthur/Adrielson e Talita/Taiana vão às semis no Rio de Janeiro
Como é o esporte?
O Flag Football surgiu como uma variação do futebol americano mais acessível e com menos contato físico. Nele, não é preciso derrubar os adversários no chão, bastando apenas puxar as tiras que ficam presas nas cinturas de cada jogador. Outra diferença marcante em relação a modalidade “original” é o número de atletas das equipes. Cada time é formado por cinco atletas e o campo tem 45 jardas de comprimento e 25 de largura.
As partidas contam com dois tempos de 20 minutos e o grande objetivo é chegar na zona de pontuação (conhecida como “endzone”) do oponente e marcar o famoso touchdown, que vale seis pontos. Cada jogador tem duas “flags” atreladas na cintura. Enquanto estiver correndo com a bola, o oponente precisa puxar apenas uma para interromper a jogada.
Histórico
Relativamente novo, o esporte conta com dez edições do Campeonato Mundial de Flag Footbaal. Entre os homens, os maiores campeões são Estados Unidos (5) e Austria (3). Os norte-americanos, inclusive, venceram os últimos quatro torneios. Já no feminino o México é o maior campeão, com três títulos. Porém os Estados Unidos venceram as últimas duas edições.
O Brasil esteve presente na última edição do Mundial em Jerusalém, Israel. Por lá, o destaque ficou com a excelente campanha da equipe feminina, que terminou na quarta colocação. Por outro lado, o time masculino ficou em 17º lugar.
Formato e agendas
No torneio masuclino, 32 seleções foram divididas em oito grupos com quatro times casa. Os dois primeiros de cada chave avançam às oitavas de final e, a partir dali os jogos eliminátórios simples definem os finalistas. O Brasil está no Grupo A, ao lado do atual campeão Estados Unidos. Além disso, a chave conta com as seleções da Espanha e Sérvia. Os epanhóis foram 10º no Mundial de 2021, enquanto os sérvios não disputaram o torneio.
A estreia do naipe masculino acontece nesta terça-feira (27), às 3h15 da manhã (horário de Brasília), diante dos Estados Unidos.
Já entre as mulheres, são 23 equipes e cinco grupos, sendo sendo três deles com cinco países e dois com quatro equipes. Assim, as três melhores colocadas de cada grupo avançam às oitavas de final, além da melhor quarta colocada geral entre todos os cinco grupos. A seleção brasileira está no grupo C, que conta com a forte equipe do Japão, além de Alemanha, Finlândia (anfitriã) e Polônia.
Por fim, a estreia brasileira no feminino acontece a partir das 4h30, em confronto contra a Finlândia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK