O brasileiro é apaixonado por esportes e, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia, há um esforço geral para que a bola não pare de rolar em todo país. Se o setor tem seus seguidores fiéis, para os negócios, também não há baixa no mercado. Assim, buscando adaptações e invocação, não param de nascer startaps do seguimento. E o sucesso do Arena Hub, que completa um ano neste mês, é a prova disso.
Lançada em maio de 2020, no Allianz Parque, em meio à pandemia, o Arena Hub, centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco em esportes e entretenimento, iniciou sua jornada com 40 startups selecionadas. Atualmente, o projeto já conta com mais de 90 startups, mesmo que de forma virtual. O maior intuito do Arena Hub é ser a grande oportunidade para marcas, entidades e empreendedores se comunicarem, com o propósito de ajudar a desenvolver o Brasil.
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“Completamos um ano agora, podemos considerar um negócio recente, mas já com sucesso. Temos como objetivo gerar impacto social e econômico por meio do esporte, conectando as startups com empresas, federações e ligas. O espaço físico sempre foi algo colocado em primeiro lugar por nós, idealizadores do projeto, porque queríamos ter um lugar próprio para as pessoas se encontrarem, trocarem projetos e ideias. Mas veio a pandemia”, contou Leandro Manu Lange, um dos idealizadores da Arena Hub e co-fundador da 2simple.
“Tivemos que aprender na prática a olhar o espaço físico apenas como um complemento. O Arena Hub virou uma plataforma. Brincamos com a analogia em tecnologia, em que o Arena Hub é o software, enquanto o Allianz Parque é o Hardware. Podemos acoplar a plataforma em qualquer lugar físico, podendo ser o Maracanã, o Mineirão ou qualquer outro ambiente esportivo pelo Brasil ou fora. Com a retomada pós pandemia, vamos poder fazer eventos, aproveitar o espaço para negócios”, completou.
Sobre o Arena Hub
O projeto foi idealizado pela 2simple e a EY, em parceria com Governo do Estado de SP e Federação Paulista de Futebol e realizado em conjunto com V3A, BNZ e Allianz Parque. Nesse primeiro ano foram impulsionadas pelo empreendimento mais de 30 conexões entre as startups e entidades esportivas. Com os mesmos princípios da 2simple, o Arena Hub busca simplificar a relação, criar elos, identificar oportunidades, necessidades e conectar os associados que tenham maior aderência. Hoje são mais de 90 startups associadas, 35 entidades esportivas e 24 parceiros estratégicos no Brasil e no exterior.
“Como bem diz o nome, somos um ‘hub’ – ponto central, em inglês – feito para conexões, on ou offline. Por não ter limites feito por paredes de escritórios, houve a aceleração de conseguirmos conectar com pessoas do mundo todo, de chegar mais longe. E hoje temos parcerias empresariais com a China, Israel, Peru, Chile, Argentina, entre outros tantos importantes países. A digitalização foi acelerada como um todo na pandemia. Temos que usar a favor do nosso negócio”, explicou Renato Gil, também co-fundador da 2simple e idealizador do Arena Hub.
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Um exemplo de empresa que faz parte do projeto e já colhe frutos é o Fan Base Network, vencedora da 1ª edição do desafio Like a Player, promovido pelo Sebrae e Arena Hub, em 2020. A startup tem o propósito de ajudar as organizações esportivas a maximizar o valor de seus fãs e comunidades.
A iniciativa mostrou que o ecossistema de inovação e tecnologia no esporte está em pleno desenvolvimento, com soluções criativas e com muitas oportunidades para geração de negócios. Por isso, ainda em andamento está o Podium Labs, primeiro programa de aceleração em parceria com a Catarina Capital, que dará a possibilidade de realizar aportes de até R$400 mil, em troca de um teto de 12% de participação nas empresas, dependendo do estágio de cada startup. Mais de 60 startups estão inscritas.