Tem nome novo na seleção brasileira de biatlo. Nascida na Itália, filha de mãe brasileira, Gaia Brunello decidiu representar o Brasil a partir desta temporada. A jovem atleta fez a sua estreia pelo país de sua mãe nesta sexta-feira (19) na IBU Cup em Obertilliach, na Áustria. Gaia disputou um sprint de 7,5km e terminou na 68ª posição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Sempre fui uma atleta independente e em busca de novos desafios. Representar o Brasil é mais do que um objetivo pessoal: é uma missão de mostrar que o Biatlon pode crescer e se destacar em uma nação tropical como o Brasil”, disse a Gaia Brunello em uma entrevista ao site da Confederação Brasileira de Desportos na Neve. O principal objetivo da atleta é conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, que será no país onde nasceu.
A estreia pelo Brasil
Gaia Brunello começou bem a prova, acertando todos os seus tiros na primeira rodada, na posição deitada. Dessa forma, ela entrou no top-50 do evento, fechando a volta inicial em 44º lugar. Mas a brasileira perdeu algumas posições na segunda rodada, depois que errou um dos alvos e teve que cumprir uma volta no penalty loop. Gaia Brunello cruzou a linha de chegada após 25min24s9, finalizando a prova em 68º lugar.
A vencedora do sprint na IBU Cup de Obertilliach foi a italiana Ilaria Scatollo, que anotou um tempo de 22min03s0. O pódio teve uma dobradinha da França com Gilonne Guigonnat em segundo lugar, com 22min08s2, e Paula Botet na terceira posição, com um tempo de 22min17s3.