8 5
Siga o OTD

Esportes de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen ganha sua primeira medalha pelo Brasil

Lucas Pinheiro Braathen levou a prata em Beaver Creek no slalom gigante e ganhou sua primeira medalha pelo Brasil na Copa do Mundo de esqui alpino

Lucas Pinheiro Braathen na Copa do Mundo de esqui alpino
(Foto: reprodução/Instagram/@pinheiiiroo)

Saiu a primeira medalha de Lucas Pinheiro Braathen pelo Brasil na Copa do Mundo de esqui alpino. O brasileiro disputou o slalom gigante neste domingo (8) na etapa de Beaver Creek, nos Estados Unidos. Lucas fez duas boas descidas e terminou a prova na segunda colocação. O resultado deixa o atleta em primeiro lugar no ranking geral da prova nesta temporada da Copa do Mundo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Após um fim de semana agitado, que iniciou com provas de downhill e super-g, finalmente chegou a hora do slalom gigante no tradicional percurso de “Birds of Prey”. Lucas Pinheiro Braathen fez uma excelente primeira descida. Sendo o 29º atleta a descer na pista, Lucas não teve as melhores condições da neve, mas foi extremamente veloz, principalmente no primeiro setor do percurso. Com um tempo total de 1min17s31, o brasileiro terminou a primeira rodada da prova na quarta colocação, apenas 1s07 atrás do suíço Thomas Tumler, que foi o mais rápido em 1min16s24.

Se a primeira descida já foi boa, a segunda foi ainda melhor. Lucas Pinheiro Braathen desenvolveu muita velocidade durante todo o percurso e logo após finalizar sua descida assumiu a liderança com 1min10s41 na segunda descida e 2min27s72 no total. Ele conseguiu ganhar duas posições e terminar a competição com a medalha de prata, a sua primeira desde que passou a representar o Brasil no circuito mundial. Thomas Tumler terminou em primeiro lugar com um tempo de 2min27s60 e levou o ouro graças à boa vantagem que construiu na primeira descida. O esloveno Zan Kranjec terminou em terceiro lugar com 2min28s18.

Próximos passos

Após a disputa nos Estados Unidos, o circuito da Copa do Mundo de esqui alpino volta para a Europa. Na próxima semana, Lucas Pinheiro Braathen compete no slalom gigante (14/12) e no slalom (15/12) na etapa de Val d’Isere, na França. Na semana seguinte, a ação será em Alta Badia, na Itália, com mais uma rodada dupla com as duas provas técnicas.

Com a prata, Lucas Pinheiro Braathen agora está em primeiro lugar no ranking do slalom gigante da temporada 2024/2025 da Copa do Mundo. O brasileiro tem 130 pontos, com apenas um ponto de vantagem para o seu ex-colega de seleção norueguesa Alexander Steen Olsen. Lucas também está em nono lugar no ranking do slalom e em quarto no overall, que soma os pontos dos atletas nas quatro provas do esqui alpino.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Esportes de Inverno