8 5
Siga o OTD

Esportes de Inverno

Lucas Pinheiro volta à Copa do Mundo para “ser o melhor”

Lucas Pinheiro Braathen faz sua estreia pelo Brasil em Solden, onde ganhou sua primeira etapa de Copa do Mundo de esqui alpino

Lucas Pinheiro Braathen em coletiva na Copa do Mundo de esqui alpino
(Foto: GEPA)

Neste domingo (27), um dos nomes mais populares do esqui alpino mundial estará de volta à elite da modalidade. Lucas Pinheiro Braathen ficou 12 meses sem competir mas vai fazer o seu retorno na etapa de Solden, na Áustria, da Copa do Mundo de esqui alpino. Campeão geral do circuito na temporada 2022/2023, o esquiador agora irá competir pelo Brasil, terra de sua mãe, em busca de mais um globo de cristal, o troféu de campeão geral da Copa do Mundo. “Não voltei ao esporte para não ser o melhor”, disse o esquiador em uma entrevista coletiva antes da competição em Solden.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

E para tentar ser o melhor novamente, Lucas quer arriscar e fazer as coisas de forma diferente. “Eu diria que um dos grandes valores dentro do meu time é que nos encorajamos a olhar para nossas diferenças. Porque são essas diferenças que criam uma vantagem que podemos explorar em cima dos nossos competidores”, afirmou o esquiador.

Início promissor com a Noruega

Lucas Pinheiro Braathen nasceu em Oslo, na Noruega, filho de pai norueguês e mãe brasileira. Ele aprendeu a esquiar aos quatro anos de idade e chegou na seleção júnior da Noruega em 2016. Daí para frente, Lucas foi acumulando bons resultados. Entre 2018 e 2019 foram três medalhas no Mundial Júnior de esqui alpino. Em 2020, seu primeiro ouro em uma Copa do Mundo. E o primeiro ápice da carreira no começo de 2023 quando ficou com o título geral da temporada no slalom.

Mas no começo da temporada 2023/2024, Lucas Pinheiro Braathen decidiu interromper a sua carreira, anunciando sua aposentadoria do esporte. “Eu sempre fui uma pessoa que segue os meus sonhos e faço o que me deixa feliz. E eu nunca vou parar de fazer isso. Pela primeira vez em meses, eu estou feliz com essa decisão”, disse o atleta em uma entrevista coletiva na época.

Retorno com o Brasil

Algumas semanas após o anúncio da aposentadoria, começaram a circular rumores de que ele poderia retornar ao circuito mundial, mas representando o Brasil. E em março deste ano, Lucas confirmou a mudança da sua cidadania esportiva, em busca de resultados inéditos pelo país de sua mãe.

E o retorno oficial de Lucas Pinheiro Braathen acontece em um local que tem marcado a sua carreira: a cidade de Solden, na Áustria. Foi lá que em 2020, Lucas foi campeão do slalom gigante em seu primeiro ouro em uma etapa de Copa do Mundo. Em 2023, o local do anúncio da aposentadoria. E um ano depois, o retorno do atleta em verde e amarelo, trazendo brasilidade para as montanhas austríacas.

Quando criança, Lucas Pinheiro Braathen chegou a se dividir entre o esqui e o futebol. E ele quer levar um pouco do gingado e da arte tradicionais do futebol brasileiro para o esqui alpino. “Para mim, o esqui é uma dança espiritual com os elementos e a natureza. E eu fui introduzido a isso quando criança jogando futebol na rua no Brasil. Quando eu entrei neste mundo louco das corridas de esqui, eu sempre quis trazer um pouco dessa atmosfera das ruas do Brasil para o esporte”, disse o atleta.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Esportes de Inverno