A quarta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude foram oficialmente abertos na manhã desta sexta-feira (19), em Gangwon, na Coreia do Sul. Com o tema “Vamos brilhar”, a cerimônia aconteceu de forma simultânea em dois locais, no Gangneung Oval e no Pyeongchang Dome. Alice Padilha (esqui alpino) e André Luiz da Silva (bobsled) foram os porta-bandeiras do Brasil no evento.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
Seguindo o slogan dos Jogos de “Crescer juntos, brilhar para sempre”, a festa reuniu atletas de 78 países, dirigentes, espetáculos de luzes e danças e shows de artistas k-pop. Na parte artística, a protagonista da cerimônia foi a personagem “Woori”, uma jovem garota que embarca em uma viagem imaginária. Ela passa por sonhos desde a escola até chegar no espaço, interagindo com personagens folclóricos coreanos.
“Sou muito grato por poder estar representando o Brasil nessa cerimônia. Foi tudo muito bem planejado, de uma grandeza que eu não imaginava. Realmente, é um sonho estar aqui. Carregar a bandeira do Brasil foi sensacional, mas também não posso deixar de citar que os shows de k-pop foram marcantes para mim”, destacou André Luiz.
Assim como normalmente ocorre, o grande momento da cerimônia foi o acendimento da pira olímpica. Coube a Jeong-min Lee, atleta do esqui estilo livre que competirá em Gangwon-2024, acendê-la. Antes, a tocha chegou no Gangneung Oval com Yun Sung-bin, campeão olímpico do skeleton. Além disso, Gangwon 2024 apresentou uma “pira digital”, que ficará exposta no Parque Olímpico de Gangneung.
Discurso dos líderes
Alguns dirigentes estiveram presentes na festa, entre os quais destaca-se Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), e Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul. Yoon declarou os Jogos abertos, enquanto Bach fez um discurso enaltecendo os atletas e a importância da competição e logo depois pousou para uma selfie ao lado de alguns esportistas.
“Jovens atletas, este é o momento de vocês. Vocês estão seguindo os passos dos ícones esportivos que fizeram história nas Olimpíadas bem aqui, nos Jogos Olímpicos de Inverno Pyongchang 2018. Agora, é a vez de vocês. Faça novos amigos. Viva os valores olímpicos. Respeite a si mesmo, o seu competidor e as regras. Aproveite sua experiência olímpica. Este é o tempo de vocês crescerem juntos e brilharem para sempre”, falou o alemão.
O Brasil em Gangwon-2024
Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024 contam com a participação de cerca de 1.800 atletas, de 15 modalidades. O Brasil tem uma delegação de 17 esportistas em oito modalidades, um recorde para o país na competição. Somente Alice Padilha e André Luiz (porta-bandeiras) desfilaram na Parada das Nações da cerimônia de abertura, mas outros oito atletas estiveram presentes no local.
Sete brasileiros entrarão em ação nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024 já na noite desta sexta-feira (19). Marina Silva disputará a prova individual dos 10km do biatlo a partir das 23h (horário de Brasília), mesmo horário em que Zion Berthonico competirá no snowboard cross. Além disso, Lucas Koo estará nos 1.500m da patinação velocidade em pista curta a partir das 23h35. Por fim, o time misto do curling jogará contra a Coreia do Sul às 2h.