O Brasil garantiu mais duas vagas para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon-2024. O país assegurou uma cota em cada naipe no esqui cross-country nesta quarta-feira (20), após realocações confirmadas pela Federação Internacional de Esqui (FIS). Com isso, a delegação brasileira será de 17 atletas, um recorde na competição multiesportiva.
- Doncic anota triplo-duplo e Mavs vencem Warriors
- Tabela do Mundial de clubes de vôlei feminino 2024
- Sesi Franca vence mais uma e assume a liderança na BCLA
- Em jogo amarrado, o Flamengo estreia com vitória na BCLA
- Blumenau vence clássico contra o Joinville pela Superliga
Assim que as vagas foram atribuídas ao Brasil, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) convocou Gabriel Santos e Mariana Silva para ocupá-las. Os dois juntam-se a Ian da Silva e a Julia Reis, que já haviam anunciados na convocação do Time Brasil na última terça-feira (19).
Considerando todas as modalidades da neve, o Brasil terá oito representantes em Gangwon-2024. Além dos quatro no esqui cross-country, estarão presentes Alice Padilha e Arthu Padilha, no esqui alpino, e João Teixeira (halfpipe) e Zion Berthonico (SBX), no snowboard. Considerando os desportos no gelo, serão nove atletas brasileiros.
O número de oito atletas quase iguala o total de representantes que o Brasil já teve em modalidades da neve em Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Somando as edições de Innsbruck-2012, Lillehammer-2016 e Lausanne-2020, o país contou com a participação de nove representantes, somente um a país do que haverá apenas em Gangwon.
“Estamos muito contentes com o desempenho dos atletas brasileiros de neve. Temos uma delegação recorde com oito atletas, o que representa um aumento e progressão incrível a cada edição. Destaque para a primeira classificação da história do Brasil em eventos olímpicos de halfpipe, além do retorno do esqui alpino brasileiro na competição com dois atletas”, comentou Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
O YOG de Gangwon
Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude acontecerão entre 19 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, reunindo 1900 atletas de até 18 anos. Gangwon é o nome da província sul-coreana que abriga as cidades de Pyeongchang e Gangneung, mesmo local que abrigou a Olimpíada de Inverno de 2018. Em 2024, serão 15 esportes em disputa em 81 eventos de medalhas.