Siga o OTD

Esportes de Neve

Charles de Candolle em 68º no Mundial de esqui-montanhismo

Brasileiro Charles de Candolle ficou em 68ª lugar no sprint do Mundial de esqui-montanhismo, modalidade nova dos Jogos Olímpicos de Inverno

Charles de Candolle Mundial de esqui-montanhismo
(Foto: reprodução/Instagram)

Em Milão-Cortina 2026, um novo esporte estará no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno: o esqui-montanhismo. E tem brasileiro competindo no primeiro Mundial da modalidade desde a inclusão na Olimpíada. Nesta terça-feira (28), Charles de Candolle ficou em 68º lugar no sprint masculino no primeiro dia do Campeonato Mundial da modalidade, que está acontecendo em Boí Taull, na Espanha.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A modalidade é uma mistura de esqui cross-country, corrida e esqui alpino, com os atletas subindo e descendo um circuito repleto de obstáculos na neve. A prova que abriu o Mundial de esqui-montanhismo foi o sprint. Na fase classificatória, Charles de Candolle concluiu o percurso da prova em 3min56s5, ficando com a 68ª colocação. Considerando apenas os atletas da categoria senior, Charles ficou em 39º lugar, não avançando para a fase final.
+ Jaqueline Mourão termina prova de 10km no top-70 no Mundial de esqui nórdico
+ Marcelo Melo eliminado na primeira rodada em Dubai
+ Ferroviária vence Atlético-MG no Brasileiro Feminino
+ Gustavo de Conti fala em alívio após classificação para a Copa do Mundo de basquete
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Na disputa das medalhas, o campeão foi o espanhol Oriol Cardonna, que venceu a final com um tempo de 2min35s2. Prata e bronze para a França, com Thibault Anselmet em segundo lugar e Robin Gallindo em segundo. Já na prova feminina, vitória da eslovaca Marianna Jagercikova, com um tempo de 3min11s0 na disputa pelo ouro. A prata ficou com a suíça Marianne Fatton, enquanto a francesa Emily Harrop conquistou o bronze.

Sobre a modalidade

O esqui-montanhismo fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno na edição de 2026, que será realizada em Milão-Cortina D’Ampezzo na Itália. A modalidade apareceu no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Lausanne-2020, sendo considerada um sucesso, o que ajudou a entrada no programa olímpico já em 2026.

Na primeira participação do esporte nos Jogos Olímpicos serão realizadas três provas: os sprint masculino e feminino, além do revezamento misto. Itália, França, Espanha e Suíça são as principais potencias do esqui-montanhismo. Charles de Candolle tenta a vaga olímpica para o Brasil em 2026.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Esportes de Neve